Cidadania, desafios da comunicação e da gestão estão na programação do II Congresso de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC) 

Em um amplo ambiente de debates, de aprendizados e de troca de experiências sobre os processos estratégicos de comunicação dos de órgãos públicos com a sociedade, a segunda edição do Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC) vai trazer em sua programação diversas atividades abordando os temas da atualidade mais importantes para uma comunicação eficiente. 

Realizado nos dias 4 e 5 de julho, em Vitória (ES), o Congresso terá palestras, paineis e oficinas seguindo três eixos de capacitação. Todos eles dialogam com o tema principal deste ano, que será “O papel da comunicação pública na defesa da democracia”. 

O primeiro eixo será o da “Comunicação Pública e Cidadania”, com ações para reforçar a importância da comunicação como um serviço essencial para informar, educar e engajar a sociedade. Temas como linguagem simples, acessibilidade, transparência e participação cidadã serão abordados.  

Questões atuais e tendências também estarão em pauta, por meio do eixo sobre “Desafios na Comunicação Pública”. Na programação, especialistas de referência apresentarão o que há de mais novo em termos de tecnologia, redes sociais, inteligência artificial, regulamentação, e sobre o combate às fake news e desinformação. 

Completando o evento, a “Gestão da Comunicação Pública” vem como terceiro eixo, proporcionando reflexões sobre gestão de pessoas, gestão de crise, estratégia, colaboração interdepartamental, entre outras questões. 

O evento será uma oportunidade ímpar para que profissionais e gestores de comunicação, assessores de imprensa, conselheiros, servidores públicos, ouvidorias públicas, servidores que atuam na elaboração de conteúdo e demais interessados em comunicação, possam dialogar, em um ambiente propício para o aprendizado mútuo, onde as inovações e estratégias eficazes poderão ser compartilhadas. 

Alguns dos palestrantes já confirmados são o jornalista e pesquisador Thomas Traumann; o secretário Nacional de Políticas Digitais, João Brant; a secretária de Comunicação do TSE, Giselly Siqueira; a secretária de Comunicação do STF, Mariana Oliveira; o jornalista e doutor em Comunicação, Jorge Duarte; a diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt; a CEO do Instituto Enegrecer, Manoela Alves; o coordenador de Relações com a Sociedade e Combate à Desinformação do STF, Victor Durigan, e a apresentadora do Podcast “Comunicação Pública: guia de sobrevivência”, Aline Castro. 

O CNCTC 

O Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas é uma iniciativa do sistema tribunais de contas, iniciada em 2023, buscando a melhoria na qualidade da comunicação institucional, o desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética, e também o aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia. 

Em 2024, o evento é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).  

O evento tem o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do Programa de Combate à Desinformação, da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABC Pública) e da Asociación de Entidades Oficiales de Control Público del Mercosur (ASUR). Também apoiam o Congresso os TCs do Amazonas, Piauí e Goiás. 

Fonte: TCE-ES