Cientista político Fernando Schuler é um dos palestrantes do VIII ENTC

A conferência de abertura do segundo dia do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, “Brasil: o desafio da modernização do Estado”, será proferida pelo doutor em Filosofia e mestre em Ciência Política, Fernando Schuler, no dia 17 de novembro, às 9h30, no auditório do complexo que sediará o encontro. Schuler possui Pós-Doutorado pela Columbia University e atua como professor do Insper.

Em sua fala, que será mediada pelo presidente da Atricon, Cezar Miola, o cientista político pretende abordar os desafios de combinar os princípios da impessoalidade, da publicidade e da transparência na administração pública com o da eficiência, além de temas como os novos modelos de gestão que vem sendo adotados no país e os cases que podem servir de inspiração aos gestores e administradores públicos.

O VIII ENTC será realizado entre os dias 16 e 18 de novembro, no Centro de Convenções Windsor Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia”. As inscrições podem ser realizadas no hotsite do evento.

A programação prevê painéis e oficinas que abordarão temáticas como diálogo interinstitucional, atuação do controle externo na área ambiental, educação, comunicação pública e equidade de gênero.

Durante o VIII ENTC serão apresentados os resultados da avaliação do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas e do Programa Nacional de Transparência Pública. O encontro, que ocorrerá em formato híbrido, é voltado aos membros e servidores de Tribunais de Contas e interessados nos debates sobre o aprimoramento do Sistema de Controle Externo.

O VIII ENTC é promovido pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ),do Estado (TCE-RJ), Instituto Rui Barbosa, Abracom, Audicon e CNPTC.

Sobre o palestrante:

Fernando Schuler é professor universitário, articulista, consultor de empresas e organizações civis nas áreas de cultura, ciências políticas, gestão e terceiro setor. Entre 2007 e 2010, foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Foi Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro, estando na Columbia University, como Visiting Scholar. Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta.

Formação

Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília) e Especialista em Gestão Cultural e Cooperação Ibero-americana pela Universidade de Barcelona (Espanha). Foi igualmente bolsista do Faculty Research Program, do governo canadense. Recebeu menção honrosa no Prêmio ANPOF, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, para melhor tese em filosofia do País, 2006/2007.

Fonte da imagem: http://fernandoschuler.com