Com participação da Atricon, Seminário do BID sobre a fiscalização de projetos está com inscrições abertas

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça

Estão abertas as inscrições para o Seminário Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que vai reunir especialistas e membros dos Tribunais de Contas para discutir a fiscalização de projetos financiados pelo banco. O evento será realizado em Brasília, de 8 a 10 de outubro, com participação presencial e transmissão online.

Representantes da Atricon estarão em dois painéis, mostrando como os órgãos de controle podem se aproximar da sociedade e usar novas tecnologias, como inteligência artificial e automação, para fiscalizar contratos de obras e projetos sociais de forma mais eficiente e transparente.

No dia 10 de outubro, haverá o painel “Projetos Reporta+ e Comunica: inovação no relacionamento com o cidadão”, conduzido pelo vice-presidente Executivo da Atricon, Joaquim Castro, e pelo conselheiro Cezar Miola. O tema será como os Tribunais de Contas podem melhorar a comunicação com a população e tornar a fiscalização mais clara e participativa.

Outro painel vai mostrar como novas tecnologias estão sendo usadas para acompanhar obras e projetos, ajudando a identificar riscos e garantir que o dinheiro público seja bem aplicado.

Atualmente, 17 Tribunais de Contas no Brasil acompanham projetos financiados pelo BID, com apoio da Atricon, garantindo fiscalização integrada, transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos.