Comissão da Atricon inicia segundo dia de trabalhos no TCE-RJ

A Comissão de Garantia da Qualidade do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) iniciou nesta terça-feira (10/09) o segundo dia de trabalho no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) satisfeita com o que viu na véspera. Segundo o coordenador da equipe e presidente do TCE-RO, conselheiro Edilson Silva, quase todas as informações passadas pela Corte de Contas fluminense se confirmaram.

“Percebemos que a grande maioria dos dados guarda aderência com o que foi informado. Pouca coisa mereceu reanálise”, afirmou o conselheiro, que também é presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas. Além de Edilson Silva, compõem a Comissão o conselheiro Kennedy Barros (TCE-PI), os conselheiros substitutos Jaylson Campelo (TCE-PI) e Thiago Cordeiro (TCE-PR) e os auditores Luciano Andrade (TCE-PB) e Reinaldo Valino (TCE-PA). Também acompanha os trabalhos o chefe de gabinete da Presidência do TCE-RO, Fernando Soares Garcia.

Além das análises dos dados informados pela comissão interna do MMD-TC, os integrantes da equipe da Atricon visitaram diversos setores do Tribunal, a fim de verificar in loco a estrutura existente e os processos de trabalho adotados. Foram ao gabinete da conselheira substituta Andrea Siqueira Martins, ao Ministério Público Especial, à Ouvidoria e a setores do Controle Externo e da Administração do Tribunal.

“Ouvimos sempre que o Tribunal vem oferecendo totais condições de trabalho para o bom desempenho das atividades dos vários setores. Nossa expectativa em relação ao TCE-RJ era muito boa, e ela vem se confirmando, em razão da organização, da documentação e das evidências que foram apresentadas pelo Tribunal”, avaliou o conselheiro Edilson Silva.

O objetivo das avaliações do MMD-TC é tornar mais ágil e melhorar a qualidade do trabalho das cortes de contas, fortalecendo o sistema de controle externo brasileiro.

DCS – Diretoria de Comunicação Social