Comissão de Garantia da Qualidade no TCE-AC

O Tribunal de Contas do Estado do Acre recebeu, nesta segunda-feira, 09, a comissão que fará a aferição do TCE/AC, quanto aos índices do Marco de Medição e Desempenho dos Tribunais de Contas do país. A comissão é composta pelo Corregedor do TCE/RN, Conselheiro Antônio Gilberto de Oliveira Jales que coordena a comissão, pelo Conselheiro Substituto do TCE/CE, Paulo Cézar de Souza, pelo Auditor de Controle Externo do TCE/BA, Roberto de Freitas Tenório de Albuquerque e pela Auditora de Controle Externo do TCM/BA, Karina Menezes Franco.

A equipe foi recebida pelo Presidente em exercício do TCE/AC, Conselheiro Valmir Ribeiro, acompanhado do Corregedor, Conselheiro Antônio Malheiro, a Conselheira Substituta Maria de Jesus, o Controlador Interno, Renato Bandeira, o Chefe do Gabinete Militar, Cel. Almir Lopes e o Auditor de Controle Externo Odair Sharnowsky.

O coordenador da equipe, Corregedor do TCE do Rio Grande do Norte, Conselheiro Antônio Jales explicou como funciona o Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais. “Os Tribunais de Contas não possuem um conselho nacional que os fiscalize, mas por meio da Atricon, que é a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, foi montado o marco de medição, com a adesão de todos os Tribunais com o sentimento de uma evolução constante, identificando os pontos de melhoria e identificando os pontos frágeis onde os Tribunais precisam evoluir.” Afirmou Jales.

Já o Presidente em Exercício do Tribunal de Contas do Acre, Conselheiro Valmir Ribeiro, se mostrou muito feliz em recepcionar a comissão: “Todos os Tribunais de Contas participam dessa avaliação anual e o resultado tem sido muito bom. Todos juntos, buscando o melhor para o Estado, para o município, para a nação.” Disse Valmir Ribeiro.

O Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas – MMD–TC é um instrumento de avaliação desenvolvido pela Associação dos Tribunais de Contas – Atricon. O índice está em sua 4º edição e visa fortalecer os sistema dos TCs no que se refere ao aprimoramento da qualidade e agilidade das suas auditorias e dos julgamentos, bem como, a valorização do controle social e a oferta de serviços de excelência. Os resultados do MMD–TC/2019 devem ser divulgados no mês de novembro, durante o Congresso dos Tribunais de Contas.

Assessoria de Comunicação TCE/AC