A série de treinamentos do projeto Atricon Comunica segue com sua programação. Dessa vez, foi uma nova palestra sobre Comunicação Sustentável, que ocorreu no dia 18 de junho. O evento virtual contou com a participação de Danilo Maeda, Head da agência Beon e Consultor de estratégia, governança e gestão ESG.
Investir em aspectos de ESG em comunicação pode trazer uma série de benefícios, incluindo maior retenção de talentos, incentivo à inovação e à criatividade por meio da diversidade, equidade e inclusão (DE&I), além de ganhos em reputação. A comunicação eficaz desses aspectos exige uma abordagem baseada em consistência, engajamento e humildade, promovendo um engajamento genuíno na jornada social dos públicos envolvidos.
“Falamos sobre os principais desafios da agenda do desenvolvimento sustentável e o papel das áreas de comunicação no engajamento dos diversos públicos, que precisam participar de um processo de mudança nas formas como a sociedade e a economia estão organizadas.”, pontuou Maeda sobre o conteúdo da palestra.
Danilo Maeda é consultor de sustentabilidade e diretor geral da Beon ESG. Tem mais de 13 anos de atuação na área de estratégia, governança e gestão ESG. Jornalista com especializações em gestão para sustentabilidade e em história, desenvolveu projetos na área para clientes de diversos setores. Também atua como conferencista e professor, além de assinar colunas sobre gestão e sustentabilidade na Exame/Bússola e na revista Gestão & Negócios
O vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon e coordenador do Comunica, Cezar Miola, destacou que o projeto valoriza e busca ampliar as ações de diálogo e de proximidade entre os órgãos de controle e a sociedade. “Essa iniciativa inédita procura colocar a comunicação como uma agenda comum, além de ofertar subsídios para o desenvolvimento conjunto das instituições”, disse.
A iniciativa da Atricon, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a FSB, visa a capacitação das assessorias dos Tribunais de Contas por meio de diagnósticos, planejamentos e estratégias institucionais e treinamentos. Iniciado em janeiro deste ano, o Comunica já realizou pesquisas e imersões individuais com 29 tribunais participantes e atualmente está na fase de entrega de planos estratégicos de comunicação e capacitações.
O próximo encontro será no dia 26 de junho, às 10h (horário de Brasília), sobre Gerenciamento de Crise, com o especialista Bernardo Stampa, Gerente de Atendimento da FSB.