Concurso de redação da Seduc sobre o TCE-AM terá mais 170 mil alunos

ConcursoRedação_TCE-AMUm total de 178 mil alunos do ensino médio da rede estadual deverá concorrer ao concurso de redação promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em comemoração pelos 65 anos do Tribunal de Contas do Contas do Amazonas (TCE-AM). As inscrições vão até o dia 20 de maio, segundo alertou, na manhã de hoje (6), o secretário da Seduc, Rossiele Soares, durante a solenidade de lançamento do certame, no auditório do TCE. A cerimônia foi transmitida, via Centro de Mídias, para todos os municípios do Estado.

Os três primeiros colocados e os respectivos professores-orientadores serão premiados com um notebook, um tablete e smartphone, respectivamente. As 20 melhores redações serão publicadas no livro sobre os 65 anos do TCE, que será lançado no mês de outubro, no mês do aniversário do Tribunal de Contas.

Com o tema “65 anos do Tribunal de Contas do Amazonas”, o concurso tem o objetivo de mobilizar e sensibilizar toda a comunidade escolar para uma reflexão sobre a contribuição que a instituição trouxe para o Estado nas quase sete décadas de existência.

Ao falar para os quase 300 diretores, professores e alunos presentes na solenidade e ainda aos alunos reunidos em salas de aula pelo interior do Amazonas, o conselheiro-presidente, Josué Filho, agradeceu a parceria da Seduc com o TCE e incentivou todos os alunos a participarem do concurso. “Ao longo desses 65 anos, o TCE foi se aprimorando. Nada nasce pronto. Acreditem em vocês e digam muito com poucas palavras. O Tribunal é um órgão importante e que vem se aperfeiçoando a cada ano”, comentou, ao revelar que irá buscar parceria junto ao banco Bradesco, instituição bancária que atua junto à Corte de Contas, para melhorar a premiação e que em breve falará do assunto.

Antes de assinar o edital do concurso com o conselheiro Josué Filho, a secretário de Educação, Rossiele Soares ressaltou a importância do TCE para a sociedade na fiscalização do dinheiro público e comentou que mais importante do que elogiar o Tribunal de Contas pelo aniversário de 65 anos, é reviver a história do Tribunal por meio do concurso.

Aos gestores presentes foram entregues em DVD materiais de pesquisa em PDF para serem disponibilizados nas escolas estaduais aos alunos candidatos para pesquisa. O mesmo material está disponibilizado no portal do TCE (www.tce.am.gov.br).

Conselheiro josuéPresente na solenidade, o conselheiro-ouvidor do TCE, Júlio Pinheiro, falou das conquistas do Tribunal de Contas e dos avanços em diversas áreas, sobretudo na modernização, que gerou a celeridade processual; e nas auditorias ambiental, cujo trabalho é reconhecido nacionalmente e internacionalmente. “O TCE não faz somente o controle administrativo, financeiro e contábil dos órgãos públicos, mas, também, o controle social e ambiental, como prevê a Constituição. O que será escrito pelos senhores ficará na história deste órgão”, afirmou.

As inscrições

As inscrições poderão ser efetuadas inicialmente na escola de origem do candidato, de acordo com o artigo 2º do regulamento do concurso, até o dia 20 de maio. Cada escola receberá os trabalhos com as respectivas inscrições e deverá realizar a seleção da melhor redação e encaminhá-la até o dia 6 de junho às Coordenadorias Distritais Regionais de Ensino, que escolherão a melhor redação para representá-las junto à Gerência de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar (GEPPAE) da Seduc até o dia 26 de junho deste ano. Depois dessa fase, as melhores redações escolhidas por um júri formado por servidores do TCE.

O diretor da Consultoria Técnica do TCE, Josetito Lindoso, afirmou que serão encaminhados a todas as escolas DVDs completos com a história do Tribunal, para servir como base de pesquisa.