Abertas inscrições para evento em comemoração aos 32 anos do TCE-RO

Prédio-TCE.jpgEstão abertas as inscrições para o IV Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, que traz como título “Avanços constitucionais e o papel dos Tribunais de Contas para a efetividade da gestão pública”, evento em comemoração aos 32 anos do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) que será realizado nos dias 28 e 29 de maio.

Assim como em todos os eventos realizados pela Corte, por meio da Escola Superior de Contas (Escon), as inscrições para o fórum são gratuitas e só podem ser feitas pela internet, no portal do TCE, neste link .

O evento é destinado a advogados, acadêmicos, toda a comunidade jurídica, além de representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, servidores públicos e outros interessados não só de Rondônia, mas também de outros estados brasileiros. O evento será realizado no Teatro Estadual Palácio das Artes, na avenida Presidente Dutra, em frente à sede do TCE em Porto Velho.

Para ministrar as palestras do fórum, o Tribunal, que há 32 anos atua em defesa da supremacia do interesse público, contará com estudiosos, juristas e palestrantes de várias partes do Brasil, todos com robusta atuação acadêmica, incluindo diversas obras publicadas no âmbito nacional.

PROGRAMAÇÃO

O IV Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicados aos TCs será aberto no dia 28 de maio com a apresentação “O Tribunal de Contas e o Controle das Licitações Públicas e dos Contratos Administrativos sob o Viés do Consensualismo”, a ser ministrada pelo advogado especialista em Direito Administrativo, Luciano Elias Reis.

No mesmo dia, haverá as palestras “Individualização das Responsabilidades na Contratação Pública”, com o procurador-geral do Ministério Público de Contas de Goiás, Fabrício Macedo Motta, doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP); e “Aspectos da Nova Lei Anticorrupção Brasileira”, com o advogado e professor Emerson Gabardo, doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já no dia 29, pela manhã, a controladora geral do município de Belo Horizonte, Cristiana Fortini, doutora em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), abordará o tema “Limites e Responsabilidades na Terceirização”. Logo depois a professora de Direito Administrativo, Tatiana Camarão, discorrerá sobre o “Desafio da Governança Pública: Pesquisa de Mercado e as Recomendações dos Tribunais de Contas”.

À tarde serão realizadas mais duas palestras: “A Efetivação dos Direitos Constitucionais e a Interferência Estatal”, com a professora de Direito Administrativo e especialista em Direito Público, Fernanda Marinela; e “Discricionariedade na Definição de Políticas Públicas e o Princípio da Reserva do Possível”, com a professora Maria Sylvia Zanella Di Pietro, doutora em Direito pela USP.

Para a realização do IV Fórum de Direito Administrativo e Constitucional, o TCE-RO conta com entidades parceiras, como a Faculdade São Lucas e a Água Mineral Kaiary.

Faça aqui sua inscrição