Concurso de redação do TCE-SC busca estimular debate sobre a corrupção

“Corrupção – e eu com isso?” é o tema da terceira edição do projeto “TCE na Escola”, que tem como objetivo aproximar os estudantes das escolas públicas catarinenses da missão do Tribunal de Contas de Santa Catarina de fiscalizar as contas públicas do Estado e dos 295 municípios catarinenses. Em 2014, o concurso de redação, uma das principais ações do projeto, será destinado aos estudantes do 1º ano do ensino médio da rede pública estadual.  O termo de convênio Nº 002/2014 foi formalizado no final de abril pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, e pelo secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

A ideia é fomentar a discussão dos amplos aspectos que envolvem a corrupção e os males advindos desta prática e contribuir para a consolidação de uma cultura de responsabilidade cidadã. Para o presidente do TCE/SC, Salomão Ribas Junior, o êxito das políticas de combate à corrupção e a falta de ética depende da formação de uma consciência social nesse sentido. ¨Daí a importância de concursos como este para despertar nos jovens o interesse pela compreensão dos fenômenos e da necessidade do seu combate”, disse o conselheiro ao defender a importância de estimular alunos à reflexão da necessidade de ser um cidadão participativo.

De acordo com os dados da Secretaria da Educação, o projeto tem, em todo o Estado, um público potencial de 112.210 estudantes, matriculados em 3.729 turmas de 710 escolas públicas. Em breve, o TCE/SC e a SED divulgarão os prazos para a elaboração das redações em sala de aula, o julgamento nas escolas e nas etapas regionais e estadual, a divulgação do resultado final e a premiação dos três primeiros colocados, prevista para ocorrer em agosto.

Leave a Reply