Conselheira do TCE-MS vai coordenar fiscalização dos gastos da educação no País

marisa serrano 2 A aprovação do nome da conselheira Marisa Serrano e nomeação para exercer o cargo de coordenadora da Comissão de Fiscalização dos Tribunais de Contas sobre despesas com educação, pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), não foi por acaso. Para o presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves e o Corpo Deliberativo da Corte de Contas de Mato Grosso do Sul, “além de uma honra e orgulho para todos, trata-se do reconhecimento da formação, atividades e vida pública dedicada ao conhecimento com ética e dignidade vivenciada pela conselheira ao longo de sua vida e carreira”.

De acordo com o presidente do TCE-MS o trabalho desenvolvido pela conselheira Marisa Serrano noTribunal, como diretora da Escola Superior de Controle Externo (Escoex), aliada aos demais conselheiros publicou os livros: “IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Gastos em Mato Grosso do Sul – 2005/2013”; “Indicadores de Saúde: informações sobre saúde nos municípios sul-mato-grossenses”, entre outras inúmeras atividades na capacitação, cursos, palestras, e encontros, com a efetiva participação nas discussões em torno do assunto “Educação”, “fizeram-na a nossa grande representante em todo o País”, afirma Waldir Neves.

A publicação da criação da Comissão ocorreu no último dia 10 de julho, por meio da portaria nº 03, que trouxe em seu texto a nomeação de uma Comissão Temática para elaboração de minuta de resolução da Atricon, contendo diretrizes de controle externo sobre o tema “Fiscalização dos Tribunais de Contas sobre despesas com educação”.

marisa serranoFazem parte da Comissão os conselheiros; Marisa Serrano – TCE-MS (Coordenadora); substituto Luiz Henrique Lima – TCE-MT; a procuradora de Contas Elida Graziano Pinto – MPCO-TCE-SP; o Auditor de Controle Externo Ismar Barbosa Cruz – TCU; a Auditora Pública Externa Viviane Pereira Grosser – TCE-RS e o Auditor das Contas Públicas Rômulo Lins de Araújo Filho – Atricon/TCE/PE.

Mini currículo – Marisa Joaquina Monteiro Serrano é formada em Letras e Pedagogia; foi Vereadora, deputada Federal, Vice-Prefeita de Campo Grande (MS) e Senadora da República. Também desempenhou várias atividades profissionais e ocupou importantes cargos públicos, tais como: Professora e Diretora de Escolas Municipais em Campo Grande; Professora da Universidade Estadual de MT, em Campo Grande, Secretária de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Vice-Presidente da OMEP/BR, Delegada do MEC (MS); Presidente da OMEP/MS; Diretora-Presidente do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Sócio educacional (MS) e desde 27/06/2011 ocupa o cargo de conselheira no TCE-MS.

Posse – Ao tomar posse em junho de 2011, a ex-senadora afirmou que ela não via este momento “como o fim de uma etapa e sim como meio para continuar construindo a base de uma sociedade melhor, politicamente estruturada, consciente de seus direitos e obrigações, responsável por futuras gerações que, mais do que nunca, precisarão estar respaldadas por atos do presente. Acredito que somos responsáveis pelo futuro de nosso Estado e que é hoje que se assenta cada tijolo que garantirá o bom abrigo do amanhã”, disse.