Conselheiro aposentado do TCDF, Ronaldo Costa Couto, lança livro sobre JK

O Conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do DF, Ronaldo Costa Couto, lança no próximo dia 24 de outubro, em Brasília o livro “O essencial de JK: visão e grandeza, paixão e tristeza.”

O pré-lançamento foi na Faculdade de Direito do Largo São Francisco durante o Seminário: “JK: o homem, o presidente, a atualidade”.

O Lançamento em Brasília acontece a partir das 18 horas no Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, em homenagem ao presidente Affonso Heliodoro, amigo, confidente e guardião da memória de JK.

O livro é uma biografia de Juscelino Kubitschek e traça um perfil e a trajetória de JK. Quem foi e como ele conseguiu mudar o Brasil? O que fez o menino descalço de Diamantina chegar a presidente da República? Anos JK, Anos Dourados: por que os presidentes querem ser como ele?

Os sonhos, a glória, os amores e as dores do visionário JK. Por que o presidente mais alegre e feliz do Brasil depois sofreu tanto? Por que foi tão perseguido pela ditadura militar? Sua trajetória completa: da infância pobre à morte brutal na Via Dutra, em agosto de 1976. Assassinato?

 The New York Times: “O homem de visão do Brasil. Uma das personagens políticas mais ricas dos últimos tempos. Um homem que fez coisas impressionantes”.

O escritor

Ronaldo Costa Couto é doutor em história pela Universidade de Paris-Sorbonne, economista pela UFMG, professor, pesquisador, jornalista. Participou, ao lado de Tancredo Neves, do movimento das Diretas-Já para presidente da República e da campanha presidencial que resultou em sua eleição e no fim da ditadura. Foi ministro do Interior, governador de Brasília, ministro do Trabalho e ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República. É autor, entre outras obras, do best-seller Brasília Kubitschek de Oliveira, que inspirou a minissérie JK, de que foi o consultor histórico. Ronaldo Costa Couto já publicou outros livros de sucesso, como Tancredo vivo, História indiscreta da ditadura, Brasília Kubitschek de Oliveira e Matarazzo. Fruto de mais de uma década de estudo e pesquisa, o Essencial de JK, rico em revelações, combina concisão com leveza e profundidade. “Leitura emocionante”, resumiu o saudoso jurista Saulo Ramos.

  Avaliações:

“Livro maravilhoso.” (Saulo Ramos, 1930-2013, jurista, homem público e                            escritor)

 “Biografia definitiva de JK.” (Cristovam Buarque, educador, homem público)

 “O texto é profundo, claro e preciso. E tem o dom de eternizar a história de um dos nossos maiores e melhores vultos.” (Pedro Simon, advogado, homem público).

Leave a Reply