Conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga se despede do TCE de São Paulo

Em uma cerimônia repleta de emoção no plenário do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), o conselheiro Cláudio Ferraz de Alvarenga participou nesta quarta-feira (17/10), às 11h00, da sua última sessão plenária na Corte de Contas de São Paulo.

No próximo dia 22 de outubro, o conselheiro completa 70 anos de idade e, segundo determina a Constituição Federal, terá que se aposentar do cargo que ocupa há quase 19 anos na Corte de Contas. Cláudio Alvarenga é membro do Tribunal de Contas desde novembro de 1993. Presidiu os trabalhos no TCE por três vezes, nos anos de 2002, 2005 e 2011. Membro do Ministério Público no Estado de São Paulo, Alvarenga foi Procurador-Geral de Justiça da instituição entre os anos de 1987 e 1990. Também foi Secretário de Estado de Governo entre os anos de 1990 e 1993 durante a gestão de Luiz Antonio Fleury Filho.

A sessão plena do TCE-SP contou com a presença de todos os conselheiros que, sob a presidência de Renato Martins Costa, manifestaram seus votos de saudações e rememoraram a trajetória de Cláudio Alvarenga, que também completou 50 anos de vida pública. Todos os conselheiros – Antônio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues, Robson Marinho, Cristiana de Castro Moraes, Dimas Ramalho e Renato Martins Costa -, fizeram questão de dar seu testemunho sobre a trajetória de Cláudio Alvarenga.

O auditório ‘Ministro Genésio de Almeida Moura’, localizado no prédio sede do TCE, ficou lotado com a plateia composta por funcionários, advogados, jurisdicionados e colegas de trabalho que vieram fazer a última saudação ao conselheiro. Participaram da homenagem, ao lado de membros da família Ferraz de Alvarenga, o ex-governador, Luiz Antônio Fleury Filho, o conselheiro aposentado, Fúlvio Julião Biazzi, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Celso Matuck Feres Jr., o Procurador do Estado Chefe Substituto, Vitorino Francisco Antunes Neto, o Coordenador do corpo de auditores, Alexandre Manir Figueiredo Sarquis e o Secretário-Diretor Geral Sergio Ciquera Rossi.

Também prestigiaram a despedida do conselheiro os demais membros do Ministério Público de Contas e do corpo de auditores da Casa. Os conselheiros fizeram questão de destacar a postura de Alvarenga, tanto nos votos criteriosos e pareceres bem elaborados, quanto nos progressos no setor de informática e tecnologia do TCE-SP, dirigido por ele por quase duas décadas, além do empenho e da competência do conselheiro na criação das carreiras de auditoria e do Ministério Púbico de Contas.

Claudio Alvarenga também teve decisiva e importante participação na implantação do Projeto Audesp, que possibilitou a pesquisa de dados contábeis dos municípios e fiscalização da aplicação de recursos públicos no Estado. Em seu ultimo pronunciamento como conselheiro, Claudio Alvarenga fez referência especial à formação que recebeu dos pais e da escola pública. Ele externou sua gratidão a todos que lhe proporcionaram uma vida de felicidade no Tribunal de Contas e disse que se considera um homem de muita sorte em sua trajetória profissional e familiar.

Leave a Reply