O presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edson Ferrari, representou a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) na sessão solene em homenagem ao Mês da Primeira Infância. A solenidade foi realizada, nesta quarta-feira (09), no plenário da Câmara dos Deputados.
Aos participantes, Edson Ferrari fez um alerta sobre a carência de creches e a falta de orientação adequada para os agentes comunitários de saúde. “Embora alguns avanços tenham sido feitos, ainda são muito poucos diante de 1 milhão de crianças de 0 a 3 anos que não têm creche para frequentar”, afirmou.
O conselheiro ressaltou, também, ser preciso melhorar as condições de implementação de políticas públicas antes de avaliar os avanços. “O caminho percorrido até agora é muito curto diante da imensidão dos problemas que as crianças enfrentam”, alertou Ferrari.
O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) destacou a importância de os Tribunais de Contas do Brasil adotarem políticas de atenção à primeira infância, cobrando ações de prefeitos e governadores. O parlamentar agradeceu ao vice-presidente de Relações Político-Institucionais da Atricon, Cezar Miola, por seu papel em levar o tema para discussão em nível nacional.
O evento, solicitado pelos deputados Dr. Zacharias Calil (União-GO0, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, e Laura Carneiro (PSD-RJ), contou com a presença de diversas autoridades e especialistas que destacaram os desafios e conquistas relacionadas às políticas públicas voltadas para crianças de 0 a 6 anos.