Conselheiro Edson Simões toma posse da Presidência do TCM-SP

O  prefeito Fernando Haddad e o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Américo, participaram, no dia 21 de janeiro, da cerimônia de posse do conselheiro Edson Simões, reeleito presidente do TCM, do conselheiro Roberto Braguim  como vice-presidente, e do conselheiro decano Eurípedes Sales, eleito  corregedor.

Em ato conduzido pelo secretário geral , Murilo Magalhães,  os conselheiros fizeram o juramento protocolar  e assinaram o livro, formalizando a composição dos cargos para o período de 2013.

Também estiveram presentes os conselheiros  do TCM, Maurício Faria e Domingos Dissei, o ex-presidente da Abracom e conselheiro aposentado do Tribunal de Contas dos Municípios de  Goiás, Wander Arantes, os secretários municipais Antonio Donato e Luís Massonetto, os vereadores Eduardo Tuma e Edir Sales, o procurador chefe substituto da Fazenda Municipal, Joel Tessitore,  representantes dos secretários municipais Celso Jatene, Eliseu Gabriel e José de Paula Neto, o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Marcos Alcyr de Oliveira, além de servidores do TCM.

O presidente Edson Simões saudou os presentes  e cumprimentou os conselheiros empossados, Roberto Braguim e Eurípedes Sales. Na sequência, fez um breve balanço dos trabalhos realizados em 2012.

Na sequência, foi apresentada a todos a nova página de consulta de processos do TCM na internet.

Logo após a apresentação, o presidente Edson Simões passou a palavra ao presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Américo, que assim se manifestou: “O balanço apresentado  pelo presidente Edson Simões mostra que o TCM deu um salto de qualidade e se tornou  referência , inclusive para a Justiça, que tem utilizado os seus serviços”, referindo-se à parceria com o CNJ. Além disso, acrescentou, o TCM tem colaborado muito com o processo de transparência e esta apresentação sobre a consulta de processos  disponível a partir de hoje para os cidadãos é um exemplo disso”. E continuou: “Quero destacar também a importância da Escola de Contas, que tem contribuído muito na preparação, no desenvolvimento, no aperfeiçoamento dos funcionários da Câmara Municipal.”  E concluiu: “O presidente Edson Simões mencionou uma coisa muito importante: ‘Não existe democracia sem um controle de contas, sem a fiscalização do exercício da atividade governamental.’ O conselheiro presidente é um homem preparado, culto e vai dar para o nosso Tribunal de Contas de São Paulo o dinamismo e a importância que ele vem tendo nos últimos anos.”

Em seguida, o prefeito de São Paulo Fernando Haddad iniciou o seu pronunciamento lembrando que foi aluno do presidente Edson Simões  no Colégio Bandeirantes, onde teve a oportunidade já à época, de conhecer  as suas ideias e o seu trabalho voltado para o compromisso com a democracia e a justiça social. “Ele é um dos professores mais lembrados pela minha geração, pelo seu entusiasmo e pelos ideais de aprofundamento da democracia e compromisso social. Procurarei lembrar sempre de todas as suas recomendações.  Hoje estamos aqui novamente – eu como Prefeito e ele como Presidente do Tribunal. Mas, tenho certeza, abraçando os mesmos ideais daquela época: de aprofundamento da democracia, de compromisso social, de transparência nos negócios públicos, de vontade de realizar o melhor possível. Tenho muita confiança nos órgãos de controle e penso que o Tribunal de Contas do Município tem servido de exemplo inclusive a outros Tribunais, pela excelência do seu trabalho.”

Dando continuidade, o prefeito Haddad elogiou o balanço das atividades apresentado por Simões, destacando o trabalho desenvolvido na área da tecnologia da informação para dar transparência  ao órgão.  “Quero selar, nesta cerimônia de posse, o meu compromisso com a transparência e estamos à disposição do TCM para isso”.  Em suas palavras finais, lembrou que “os modernos órgãos de controle – assim como o TCM – oferecem subsídios para que o trabalho de Executivo seja aprimorado.  Queremos fazer um trabalho que seja motivo de orgulho do TCM – este órgão de controle externo da nossa atuação. Desejo grande êxito aos conselheiros empossados, reforçando que estaremos às ordens para seguir a orientação deste Tribunal que respeitamos muito.”

O presidente Edson Simões, o vice-presidente Roberto Braguim e o corregedor Eurípedes Sales foram eleitos para o exercício de 2013 em sessão extraordinária realizada no dia 17 de dezembro de 2012.

Leave a Reply