Ranna ministra treinamento em Moçambique

O Vice-Presidente de Desenvolvimento do Controle-Externo, Conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES) ministrou treinamento para auditores do Tribunal Administrativo (TA) de Moçambique. O evento aconteceu no período de 19 a 22 de Março, em Maputo. O Auditor de Controle Externo Márcio Marinot (TCE-ES) também participou do procedimento de capacitação técnica voltado à implementação do sistema de controle interno municipal.

Com a ação, o Tribunal Administrativo de Moçambique, que tem funções idênticas ao Tribunal de Contas, buscou reforçar as capacidades técnicas dos auditores em matérias relacionadas ao controle e à fiscalização das Finanças Públicas.

O Contador-Geral da Contadoria de Contas e Auditorias (CCA), Jeremias Zuande, que representou a direção máxima do Tribunal Administrativo, salientou, em discurso na abertura do evento, que “a capacitação constitui uma oportunidade para os quadros do TA aprenderem dos facilitadores oriundos do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) do Brasil, mais sobre o controle interno municipal”.

Ações como essa, no âmbito da capacitação institucional, contam com o suporte da Agência de Cooperação Alemã (GIZ) que tem, entre os seus representantes em Moçambique, o auditor de controle externo do TCE-PE, Carlos Mauricio.

Com informações de: http://www.ta.gov.mz