Conselheiro Reinaldo é homenageado em sessão ordinária do Pleno do TCE-RR

Após prestar relevantes e inestimáveis serviços ao Tribunal de Contas de Roraima, o conselheiro Reinaldo Neves recebeu homenagem especial, em sessão ordinária do Pleno realizada no dia 21 de agosto, no plenário do TCE-RR, com a presença de todos os conselheiros e servidores.

Ele completa 70 anos de idade no próximo dia 06 de outubro, mas já está em vias de se aposentar, com pedido em tramitação no Instituto de Previdência do Estado (Iper). Durante a sessão ordinária, o Pleno deliberou sobre a quem cabe a vaga a ser ocupada após a aposentadoria do conselheiro Reinaldo Neves. De acordo com reiterados posicionamentos do Supremo Tribunal Federal (STF), o

TCE firmou o entendimento de que a vaga cabe ao Ministério Público de Contas de Roraima (MPC), a quem caberá a indicação.

Os conselheiros e o representante do MPC na sessão, procurador Diogo Fortes, fizeram discursos de despedida em tom de profunda emoção e saudades antecipadas. O presidente Essen Pinheiro iniciou enfatizando que “este é um momento de imensa tristeza para nós do Tribunal de Contas, pois um grande companheiro de trabalho e de tantos acontecimentos importantes para esta Corte está nos deixando.” Todos foram categóricos em ressaltar a honestidade, seriedade e competência profissional de Reinaldo Neves, dentre

tantas outras qualidades, e a falta que ele fará ao Tribunal de Contas. Uma placa com mensagem de despedida dos membros do TCE foi entregue pelo conselheiro Manoel Dantas ao iminente aposentado, pelos 22 anos de bons serviços dedicados à Corte de Contas roraimense.

Os servidores do gabinete do conselheiro leram uma mensagem de agradecimento ao chefe e entregaram uma placa com mensagem enaltecendo suas qualidades. Em nome dos demais servidores, o auditor-fiscal de contas públicas Antonio Cândido Morais elogiou o comprometimento do homenageado com o TCE, de quem tivera boas referências antes mesmo de ingressar na instituição, e agradeceu a atenção e o bom relacionamento mantido por ele com todos.

Vídeos

– O conselheiro Reinaldo assistiu ainda dois vídeos a ele dedicados. Um, enviado pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, de despedida, gravado pelo presidente José Wagner Praxedes, de quem é amigo pessoal, em nome de todos os membros daquele TC. O outro, contendo um mix de fotos e gravações de declarações e outros momentos vividos por ele no TCE, com uma mensagem dos conselheiros e servidores e fundo musical de canções de Roberto Carlos de sua predileção. Sob forte emoção, Reinaldo Neves agradeceu as homenagens, a presença dos conselheiros, servidores e, em especial, de sua filha Anne Neves, grávida de quase nove meses, declarando que depois de aposentado passará a se dedicar à futura neta, Maria Cecília.

Perfil

– Natural de Salvador/BA, Reinaldo Fernandes Neves Filho veio para Roraima em 1945, com dois anos de idade. Graduado pela Universidade Federal do Amazonas, retornou a Boa Vista após o término do ensino superior, em 1975, mesmo ano em que casou com a roraimense Gardênia Silva Neves, com quem teve dois filhos. Em 1976 passou a prestar serviços ao Governo do Estado, onde ocupou cargos de destaque.

Elegeu-se vereador por Boa Vista no período de 1983 a 1988. No Tribunal de Contas desde maio de 1991, foi eleito primeiro presidente do órgão, de 1991 a 1992, onde implantou e criou toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento. Voltou a ocupar o cargo nos períodos de 1993 e 1996. Foi vice-presidente nos anos de 1994, 1997, 1998, 2003 e 2004. Em dezembro de 2012 foi novamente eleito para o cargo, para o biênio 2013-2014.

Um dos fundadores da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), recebeu diversas conderações no âmbito dos Tribunais de Contas: o “Colar do Mérito da Atricon Ministro Miguel Seabra Fagundes”, em 22 de novembro de 2002, pelos relevantes serviços prestados aos TCs brasileiros; a “Medalha de Mérito” do Tribunal de Contas de Roraima, em 29 de maio de 2009, em reconhecimento aos excelentes trabalhos prestados ao TCE, que possibilitaram à instituição alcançar diversas conquistas; o “Diploma de destaque luso-brasileiro”, em 19 de novembro de 2010, pelo acompanhamento, orientação e fiscalização das gestões municipais do Estado de Roraima, outorgado pelo Instituto Ambiental Biosfera, do Brasil, e pela Câmara Municipal de Évora, Portugal; o “Colar de Mérito Ministro José Maria de Alkimim”, em 20 de outubro de 2011, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Outra homenagem recebida por ele aconteceu em 14 de dezembro de 2011, em sessão especial do Pleno do Tribunal de Contas de Roraima, como Conselheiro Decano e pelos 20 anos de dedicação à instituição, recebendo uma placa como reconhecimento público de seus pares.

Leave a Reply