TCE-PI: Ministro Augusto Nardes visita Escola Augustinho Brandão no Piauí

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, visitou nesta sexta-feira, 23, a Escola Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves. Acompanhado de duas equipes de auditores, o ministro conheceu o modelo de gestão adotado pela Escola, que é destaque nacional no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em premiações de Olimpíadas de Matemática. A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Waltânia Alvarenga, acompanhou a comitiva.

Em parceria com os Tribunais de Contas dos Estados, o TCU coordena a Auditoria em Educação (Ensino Médio) que fiscaliza a gestão da Educação no país. Durante a visita técnica, o ministro Augusto Nardes conversou com diretores e coordenadores da Escola e com grupos de alunos e professores.

No Brasil, 51 milhões de jovens cursam o ensino básico e fundamental e 8,3 milhões cursam o ensino médio. As estatísticas apontam o baixo índice de conclusão desta etapa escolar: menos de 50% completam o ensino médio. Esses alunos permanecem, em média, sete anos e três meses nas escolas, enquanto a grade para conclusão é de nove anos. “Esses números preocupam o TCU, que passou a priorizar a fiscalização da gestão da educação”, declarou o ministro Nardes durante Seminário de lançamento da Auditoria, realizado no mês passado, em Brasília.

A ESCOLA

Localizada no município de Cocal dos Alves, município com 5572 habitantes, localizado a 260 km de Teresina, a Escola Augustinho Brandão foi a que teve o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, entre aquelas com alunos de baixa renda.  A média obtida pelos estudantes foi superior à nacional, superando mais de 5 mil instituições públicas e privadas. O desempenho da Augustinho Brandão ultrapassou 32 escolas do país que têm os alunos mais ricos (renda familiar de mais de 12 salários mínimos).

No ranking nacional, com 10.076 escolas (com alunos de todos os níveis socioeconômicos), ela fica na posição 4.260. No Estado, é a melhor instituição pública estadual e, considerando as 198 do Piauí, é a 56ª mais bem classificada, segundo publicação do Jornal O Estado de São Paulo.

Na edição 2011 do Enem, a escola atingiu 524.79 pontos, enquanto a média nacional das escolas públicas foi de 474,22, e entre as particulares, a média foi de 569. No Piauí, quase 10% das escolas estaduais piauienses submetidas ao Exame ficaram acima da média nacional das escolas públicas. O Ensino Médio Augustinho Brandão (EMAB), com a melhor nota na rede estadual de ensino do Piauí mostra mais uma vez que a educação pública de qualidade pode ser alcançada e mantida pelas escolas públicas.

Com a nota obtida no Enem, a Escola Augustinho Brandão conseguiu ficar a frente de 32 escolas privadas do Piauí. O resultado positivo de 2011 mostra que a escola melhora a cada ano com o compromisso do grupo de profissionais e alunos que ela tem. Para o ano letivo de 2013 a escola atenderá além do ensino médio o ensino fundamental com duas turmas (6º e 7º anos).

Para sabem mais acesse: http://www.augustinhobrandao.net.br/.

Leave a Reply