Conselheiro Waldir Teis toma posse como presidente do TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Waldir Teis, durante a sessão solene de posse da 52ª Mesa Diretora, anunciou a criação das Auditorias Operacionais que vão aperfeiçoar os instrumentos de controle aos recursos públicos. A solenidade de posse do conselheiro Teis aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 2 de janeiro, no auditório da Escola Superior de Contas. A gestão do biênio 2014-2015 conta com o conselheiro José Carlos Novelli, como vice-presidente e o conselheiro Valter Albano, na Corregedoria-Geral do TCE-MT.

Segundo o presidente empossado, sua gestão terá como princípio “honrar com o grande compromisso que incentivar a melhoria do serviço público, pois é a sociedade a razão de existir deste Tribunal de Contas”. O vice-governador do Estado, Francisco Daltro, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas quanto à orientação aos municípios. Para Daltro, “gestores visionários como o conselheiro Teis, à frente do TCE-MT, são os responsáveis pela evolução desta instituição”.

O conselheiro José Carlos Novelli, que presidiu a instituição nos biênios 2006-2007 e 2012-2013, afirmou estar “convicto de que a direção dada ao Tribunal de Contas pelo conselheiro Teis será de muito orgulho para a população do Estado e ofereço todo o meu apoio enquanto vice-presidente”. Em sua primeira gestão, Novelli implantou a primeira etapa do planejamento estratégico de longo prazo 2006-2011. Nesta última gestão, priorizou a plataforma tecnológica, aperfeiçoando os sistemas de tecnologia da informação e desenvolveu ferramentas para oferecer à área técnica melhores condições para a fiscalização e o controle das contas públicas.

O presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri parabenizou a nova mesa diretora e destacou que “o bom relacionamento entre as instituições é resultado de um trabalho sério e competente, do qual Teis está capacitado a levara a diante”.

Para o procurador-geral de Contas do TCE-MT, William de Almeida Brito “a autonomia do MPC se deve ao comprometimento dos conselheiros em garantir os preceitos constitucionais o que colocou este Tribunal na vanguarda das organizações modernas, faço votos de que esta gestão possa avançar ainda mais”.

A saudação aos conselheiros empossados foi realizada pelo conselheiro Domingos Neto que ressaltou “a competência do novo presidente que conta ainda com a experiência dos conselheiros Valter Albano e José Carlos Novelli”.

Waldir Júlio Teis é natural de Tayó, no Estado de Santa Catarina, nascido no dia 21 de outubro de 1953. Graduou-se em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur). Em suas atividades profissionais, foi auxiliar Administrativo de 1973 a 1976, empresário do setor de contabilidade de 1979 a 1983 e contabilista, assessor Jurídico Tributário e societário do Grupo Amaggi de 1984 a 2002. Na atividade pública foi secretário de Estado de Fazenda entre 2003 e 2007, cargo que deixou para tomar posse como conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A solenidade de posse foi transmitida ao vivo pelo Portal do Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Além dos conselheiros empossados, participaram da solenidade de posse da 52ª Mesa Diretora o conselheiro Domingos Neto, os conselheiros substitutos Luiz Carlos Pereira, Isaias Lopes da Cunha, Moisés Maciel, Luiz Henrique Lima e Ronaldo Ribeiro, os procuradores do MPC, William de Almeida Brito Júnior e Alisson de Alencar, o vice-governador do Estado, Francisco Daltro, o deputado estadual, José Riva, o presidente do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, o procurador-geral do Estado, Jenz Prochnow Júnior, o defensor Público do Estado Djalma Sabo Mendes Júnior,

o secretário de Fazenda de Cuiabá, Guilherme Muller e o vice-presidente do TCE de Minas Gerais Sebastião Helvécio Ramos Castro.

Presidente eleito do TCE-MT anuncia principais metas de gestão para os próximos dois anos

O presidente eleito para a 52ª mesa diretora do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Waldir Júlio Teis, apresentou as principais metas e desafios da Instituição durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (2.01) antes da solenidade de posse no auditório da Escola Superior de Contas.

Dentre as metas anunciadas estão a renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pelo TCE-MT por meio do ISO 9001, a ampliação da eficácia no controle externo, por meio de ações fiscalizadoras e orientativas. Neste caso, o presidente anunciou a implantação das auditorias operacionais nas áreas de saúde e educação e nas folhas de pagamentos e nos regimes próprios de previdência social dos órgãos fiscalizados.

“Um dos desafios é manter a confiabilidade e a credibilidade dos serviços prestados pelo Tribunal por meio da certificação do ISO 9001, já que o conselheiro Novelli conseguiu a certificação de 6 produtos em sua gestão. O trabalho de aprimoramento destes produtos é muito árduo, pois precisamos sempre melhorá-los para que as informações sejam passadas com mais credibilidade à sociedade”, explicou.

O presidente destacou ainda a continuidade do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que deve contar com a participação de mais 20 municípios, sendo 10 piores em gestão e os 10 municípios com maior arrecadação. “Vamos procurar os municípios com maiores arrecadações e que estão com a gestão comprometida já há muitos anos, com as contas julgadas irregulares, para assinarem um termo de cooperação técnica para adesão ao PDI”, pontuou.

Outra iniciativa anunciada por Teis para 2014 é a realização de evento de capacitação para os 141 municípios na busca da melhoria da receita própria. ” Vamos nos unir a Associação Mato-grossense dos Municípios, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público , entre outros para que possamos encontrar soluções para que os municípios consigam arrecadar melhor e aplicar com eficácia”, disse

Teis anunciou ainda a melhoria nos métodos de auditoria e a implantação de um sexto projeto do PDI, tendo como foco a padronização das peças de planejamento. “Através deste projeto, pretendemos eliminar cerca de 3 mil processos para nos dedicarmos às auditorias, que será um dos principais focos de gestão para os próximos anos. Vamos buscar a institucionalização do programa de contabilidade e de transparência únicos para os municípios, que será um grande avanço, pois todos falarão a mesma língua na elaboração dos seus planejamentos”, destacou.

Leave a Reply