Conselheiros do Amazonas e Acre representam o Brasil em evento internacional sobre sustentabilidade e inovação

Ouça o boletim que foi ao ar na Rádio Justiça

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e o Instituto Rui Barbosa marcaram presença na Conferência CReCER 2025, realizada em Lima, no Peru.

Representando as instituições, os conselheiros Júlio Pinheiro, do TCE do Amazonas, e Ronald Polanco, do TCE do Acre, participaram dos debates que reuniram líderes globais e especialistas de toda a América Latina e Caribe para debater a importância dos relatórios financeiros e de sustentabilidade na formulação de políticas públicas eficazes.

Entre os temas centrais estavam o papel da inteligência artificial nos relatórios de sustentabilidade, os desafios da contabilidade em tempos de transformação digital e a transição para uma economia verde.

Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, a participação internacional amplia as possibilidades de captação de recursos para políticas públicas sustentáveis

Já o conselheiro Ronald Polanco reforçou o valor da Conferência para o fortalecimento dos Tribunais de Contas no Brasil

Desde sua criação em 2007, a conferência CReCER tornou-se um evento de referência em conhecimento e aprendizado, promovido por parceiros globais, regionais e locais.

Em 2025, além de propor recomendações de políticas para relatórios de sustentabilidade e uso ético da inteligência artificial, também buscou fortalecer parcerias estratégicas para impulsionar a transformação econômica e a sustentabilidade na América Latina e Caribe.