Controle Externo concomitante é tema de palestras no TCE-MA

As Unidades Técnicas de Controle Externo (UTCEX) 4 e 5 estão promovendo, nos dias 12 e 13 de março, reuniões técnicas, com realização de palestras sobre controle externo concomitante. Na terça-feira, dia 12, foram apresentadas três palestras de curta duração, e no dia 13 acontece a apresentação da agenda de fiscalização concomitante para as unidades técnicas 4 e 5. O objetivo dos encontros é sensibilizar os auditores para a importância do controle concomitante.

As palestras desta terça-feira, primeiro dia, foram: “O papel do auditor”, com a auditora Mônica Valéria de Farias; a segunda palestra tratou especificamente do “Controle Externo Concomitante”, com a auditora Flaviana Pinheiro; e a terceira abordou “A proatividade do auditor”, com a auditora Keila Heluy Gomes. Durante sua apresentação, Flaviana Pinheiro reforçou que o controle externo concomitante “contribui para a melhoria da gestão pública, com vistas a assegurar que os recursos sejam utilizados com eficiência e probidade, de forma a atender as necessidades da população”.

Um dos organizadores do encontro, o gestor da Unidade Técnica de Controle Externo 4 (UTCEX 4), Divaci Couto Júnior, explica a intenção do evento: “Tentamos trabalhar a quebra da cultura de fazer somente o tipo de análise de contas ex post facto, sem deixar de usá-la, claro, dentro das necessidades. Porém, com o controle concomitante temos uma possibilidade maior de minimizar danos,prejuízos ao dinheiro público”.

A iniciativa e as informações prestadas pelo evento reforçam a definição da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon, que diz que o controle concomitante “garante a correção da ação administrativa no momento em que ela se desenvolve, podendo evitar práticas ilegais e desvios na gestão dos recursos públicos”.

Na quarta-feira, 13 de março, acontece a apresentação da agenda de fiscalização concomitante para as unidades técnicas 4 e 5.

Fonte: http://site.tce.ma.gov.br/index.php/noticias-intranet/2525-controle-externo-concomitante-e-tema-de-palestras-no-tce-ma