Controle externo é tema de palestra na semana de aniversário do TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) recebeu na manhã desta quinta-feira (18) o Prof. Dr. José Maurício Conti que ministrou a palestra “Desafios do Controle Externo na Sociedade Moderna”. Na oportunidade foram lançados dois livros: “A luta pelo Direito Financeiro”, de autoria do Prof. Maurício Conti, e “Controle da Administração Pública no Brasil”, que, além do palestrante, conta com a co-autoria do procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (PI), Leandro Maciel. 

A presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, deu boas-vindas ao professor e avaliou a importância do evento. “Muito feliz pela palestra do professor ser exatamente na semana que comemoramos o aniversário do nosso Tribunal. Pelos seus livros podemos entender sobre o direito financeiro, controle externo e seus desafios, e como podemos alcançar essa soluções”, pontuou. 

Em sua apresentação, Conti deu ênfase aos principais desafios enfrentados pelo controle externo mediante as questões intrínsecas à sociedade moderna, bem como ressaltou possíveis caminhos e soluções viáveis ao Controle. “Hoje nós estamos em uma situação que o sistema de controle de contas precisa pensar em se aperfeiçoar, inovar, melhor dizendo, se adaptar a esse novo mundo com tantas tecnologias. É necessário vencer esses desafios para se praticar um controle externo de excelência”, destacou.  

Em seguida, a palestra deu lugar ao lançamento dos livros “A luta pelo Direito Financeiro”, de autoria do Prof. Maurício Conti, e “Controle da Administração Pública no Brasil” também de sua autoria em parceria com o procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Leandro Maciel.

Sobre a sua colaboração, o Procurador ressaltou “a alegria de coordenar uma obra sobre controle externo ao lado do Prof. Dr. José Maurício Conti, já que muitas pessoas ainda não têm conhecimento da tarefa de elaborar relatórios, pareceres e julgar contas realizadas pelos Tribunais de Contas”.

A palestra contou com a participação de autoridades, membros e servidores que também  prestigiaram o lançamento dos livros.

Os eventos em alusão aos 123 anos do TCE-PI seguem para seu último dia nesta sexta-feira (19) com a Solenidade de Outorga da Medalha do Mérito do TCE-PI Conselheiro Jesualdo Cavalcanti 

Veja mais

Fonte: TCE-PI