Controle simultâneo de contas públicas é tema de capacitação de auditores do TCE-MT

Abertura solene: o evento é voltado à integração e capacitação dos auditores públicos externos

Teve início na manhã desta segunda-feira (18) a Jornada Técnica realizada pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O evento é voltado à integração e capacitação dos auditores públicos externos e ocorre entre os dias 18 a 22/03. O objetivo do TCE-MT é padronizar o entendimento de conceitos e regras sobre todos processos, procedimentos e sistemas informatizados de controle externo, sendo o principal destaque as auditorias simultâneas. Na ocasião foi apresentado o novo visual Portal do TCE-MT que conta com leiaute leve e mais recursos tecnológicos.

O conselheiro Valter Albano destacou a importância das auditorias simultâneas realizadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. “Estamos dando passos para que auditoria simultânea seja a única realizada pelo TCE-MT, não ficando nada para o dia seguinte”, afirmou. O conteúdo do curso foi desenvolvido com base nos indicadores de relevância e Resoluções Normativas que tratam de regras voltadas ao controle simultâneo.

Chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Bruno Anselmo Bandeira

“A série de ações voltadas para melhorias da área técnica mostra o compromisso da instituição com sua finalidade máxima, que é o controle externo”, disse o conselheiro substituto junto à Presidência, Luiz Carlos Pereira. Por meio de auditorias simultâneas focadas, os relatórios técnicos ganham maior agilidade na elaboração. Além disso, o planejamento de ações permite diminuir e otimizar o tempo de execução da auditoria.

Segundo a secretária-Geral de Controle Externo, Risodalva Castro, “a Jornada representa a efetivação do controle externo como ele deve ser, imprimindo em suas ações qualidade”. O procurador-geral do Ministério Públicos de Contas, William de Almeida Brito afirmou que “esta semana é fundamental na melhoria do controle externo”.

A mesa solene foi composta pelo ouvidor-Geral do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, pelos conselheiros substitutos Luiz Carlos Pereira, Isaías Lopes da Cunha e Jaqueline Jacobsen, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, William de Almeida Brito Junior, os procuradores do MPC, Alisson Alencar e Gustavo Deschamps, a secretária-Geral de Controle Externo, Risodalva Castro e o secretário de Desenvolvimento do Controle Externo, Volmar Bucco.

Após a abertura do evento, o secretário chefe da Consultoria Técnica, Bruno Anselmo Bandeira tratou das Resoluções de Consulta. O secretário de Desenvolvimento do Controle Externo explana sobre as Resoluções e Orientações normativas recentes. Os demais palestrantes são líderes da Sedecex: Simone Pelegrini, Victor Godoy e Alan Pimenta; membros da Consultoria Técnica: Edicarlos Silva e Natel Silva além do auditor público externo Valdir Cerealli e o analista de controle externo do TCU, André Azevedo.

Novo visual do Portal do TCE-MT é apresentado 

Na abertura do evento ainda foi apresentado o novo leiaute do Portal do Tribunal de Contas do Estado. Com visual mais leve, mais recursos tecnológicos e links distribuídos para tornar a navegação mais eficiente, “a nova reformulação vai potencializar os canais de comunicação com a sociedade’, afirmou a gerente do Portal, Tábata Almeida. O novo portal foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do TCE-MT.

A reformulação foi baseada em pesquisa com servidores, formadores de opinião e fiscalizados sobre a funcionalidade do Portal e as principais dificuldades. Outra novidade é a versão otimizada para dispositivos móveis, como Smartphone, Iphone e Tablet. Além de ler as notícias do TCE-MT pelo celular,é possível ter acesso aos demais conteúdos do site, inclusive assistir as sessões ao vivo. O espaço do fiscalizado também foi reformulado e a busca do site remodelada, com novas ferramentas de consulta.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso conta com páginas nas redes sociais. No Facebook a Fan Page é TCE Mato Grosso e o perfil no Twitter @TCEmatogrosso.

Leave a Reply