Corregedor do TCM-SP faz balanço sobre uso de inovações tecnológicas pela Corte

O conselheiro corregedor Domingos Dissei, na sessão ordinária de nº 2831, realizada no dia 23 de setembro, promoveu uma apresentação – com recursos de audiovisual -, sobre as inovações tecnológicas adotadas no âmbito do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. As novas ferramentas servem para o acompanhamento dos diversos contratos examinados pela Corte. Foram mostradas as novidades visando incrementar a fiscalização na contratação dos serviços de zeladoria da cidade, as inovações na elaboração de edital e os novos instrumentos de imagem para acompanhamento da execução contratual, entre outros destaques.

Na oportunidade, foram abordados os contratos de serviços continuados, que são realizados no âmbito da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, como o tapa-buracos, o recapeamento asfáltico, a limpeza manual e a mecanizada de córregos, manejo e manutenção de áreas verdes, contenção de margens dos córregos, limpeza dos piscinões, manutenção de passarelas, desfazimento e ações anti-pichações. Esses são alguns dos serviços em que podem ser utilizadas as ferramentas tecnológicas contratadas pelo TCM.

O conselheiro Domingos Dissei apresentou como inovações tecnológicas colocadas à disposição da equipe técnica do Tribunal o registro fotográfico dos trabalhos, mostrando os momentos antes, durante e depois da execução dos serviços. Também destacou a necessidade de existência do livro de ordem para registro de todos os dados dos serviços de engenharia, além das reiteradas responsabilidades do engenheiro, o sistema de gestão da obra e a necessidade de técnico especializado para acompanhar ações de tapa-buraco.

Entre os instrumentos recentemente disponibilizados pelo Tribunal estão o ensaio tecnológico, o funcionamento de motolink equipado com duas câmeras, e a existência de câmeras fixas nos locais das obras, para efeito de fiscalização e monitoramento remoto das obras e dos serviços contratados. Segundo os contratos e as atas de registro de preços dos ensaios tecnológicos, estão previstas análises em estruturas de concreto, de pavimento asfáltico e de pavimento de concreto.

Para o conselheiro corregedor, esses trabalhos podem ser realizados com custo bem baixo para a Corte de Contas, diante das vantagens do custo-benefício registrado. Dissei destacou que o TCM vai gastar cerca de R$ 12,5 mil para promover a auditoria em contratos da ordem de R$ 30 milhões.

Em outras oportunidades, o conselheiro corregedor Domingos Dissei exibiu vídeos que demonstram a realização das atividades de fiscalização com o uso das novas ferramentas. Também apresentou estudos realizados pelo seu gabinete, como é o caso do levantamento de dados sobre a dívida pública do Município de São Paulo, em que são feitas projeções da evolução do débito ao longo dos anos, comparadas com outras possibilidades de pagamento.

Acompanhe neste link  a exposição feita ao Colegiado pelo conselheiro corregedor.

Confira aqui  as inovações tecnológicas registradas em vídeos.

Confira aqui  as invovações tecnológicas e estudos registrados em apresentações.