Credibilidade da Revista Controle do TCE-CE é destaque na Bienal Internacional do Livro

“Um periódico, para ter credibilidade, deve ter regularidade”. Este é um dos quatro ‘segredos’ para que uma publicação prospere, de acordo com o presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, que lançou a 20ª Edição da Revista Controle – Doutrina e Artigos na noite desta segunda-feira (19/8), em evento prestigiado por autores, editores, servidores e convidados, na Bienal Internacional do Livro, no Centro de Eventos.

Essa é a segunda vez consecutiva que a Revista é lançada durante a Bienal. Após apresentação de um vídeo institucional sobre a Controle, o presidente Edilberto Pontes ressaltou os pilares que garantem a credibilidade de uma publicação: seriedade e bons artigos; avaliação com método Double Blind Review (duplo-cego); e alto nível do conselho editorial.

Editor da Revista desde 2009, Pontes falou sobre a importância do trabalho do TCE em disseminar práticas científicas durante os últimos dez anos. “A Controle ultrapassou as fronteiras do Ceará e passou a ser nacional, recebendo artigos de autores de diferentes instituições, com qualidade técnica acadêmica. É um espaço livre de debate, independente da discordância ou não com os Tribunais de Contas. Temos orgulho dessa obra”.

Orgulho também foi a deixa para as palavras do editor-adjunto, Gleison Diniz, “pela qualidade dos textos submetidos à publicação, que contribuem para as mais diferentes áreas do conhecimento”. O momento foi aberto para apresentação de alguns artigos por seus autores.

Os temas são os mais variados, como Governança nas Administrações Diretas e Indiretas, Fundo de Participação dos Municípios em Santa Catarina, Tomada de Contas Especial no âmbito da União, Combate à Corrupção na Gestão Pública de Guiné-Bissau, dentre outros. Servidoras da Secretaria de Controle Externo da Corte cearense, Giovanna Adjafre e Priscila de Castro apresentaram o “Panorama das atividades de monitoramento e avaliação de políticas públicas pelo estado do Ceará”.

“A Revista controle é interessante, porque ela está bem avaliada na CAPES e isso é importante para os pesquisadores de todo o Brasil divulgarem seus materiais, externalizando a atuação do setor público”, destacou um dos autores, Roberto Sérgio do Nascimento, auditor do TCU e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O encontro foi encerrado com as palavras do procurador-geral do Ministério Público Especial que atua junto ao TCE Ceará, Júlio César Saraiva, que pediu ‘licença’ aos editores e se disse orgulhoso por ser servidor desta Corte de Contas. “Momento oportuno para quem não tem vinculação com a Revista em dar uma palavra e parabenizar o conselho editorial. É uma publicação de nível nacional, sinal do esforço de todos que a fazem. Manter cada edição não é tarefa fácil. É uma revista de grande utilidade. Parabenizo aqui também os meus colegas do TCE em compartilharem seus trabalhos técnicos. Orgulho, na medida certa é válido!”.

Para os interessados em submeter seus artigos, foi aberto até o dia 23/9 o prazo de envio dos trabalhos que comporão a 21ª edição da Revista Controle.

Acesse: https://www.tce.ce.gov.br/comunicacao/noticias/3743-credibilidade-da-revista-controle-e-destaque-na-bienal-internacional-do-livro