Cresce número de escolas que passaram a fornecer água potável em Alagoas após atuação do MP-AL, com o apoio da Atricon

Dados do Censo Escolar 2022, divulgados pelo Ministério da Educação no último dia 8, apontam um aumento de aproximadamente 50% no número de escolas que passaram a fornecer água potável à comunidade escolar em Alagoas. Este é um dos resultados do projeto Sede de Aprender Brasil, desenvolvido pelo Ministério Público alagoano, com apoio da Atricon, do Instituto Rui Barbosa e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

Em 2021, o Estado possuía 109 escolas sem água potável. Já em 2022, após sete meses de programa, 47 instituições tiveram o problema solucionado. Segundo o Promotor de Justiça de Alagoas, Lucas Sachsida, também coordenador da Comissão Permanente de Educação do Grupo Nacional de Direitos Humanos e do projeto Sede de Aprender, o resultado foi alcançado em razão da cooperação entre gestores e instituições públicas.


O Sede de Aprender é referência nacional. Após a iniciativa do Estado de Alagoas, Instituições de dezesseis estados brasileiros aderiram ao projeto, como por exemplo Bahia, Minas Gerais e Tocantins. O programa vai ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 da ONU que, em 2010, declarou o acesso à água potável como um direito humano fundamental.

Escute a reportagem que foi ao ar na Rádio Justiça.