CTE-IRB participa do lançamento do estudo Excelência com Equidade no Ensino Médio

O presidente do Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), Cezar Miola, e as assistentes Júlia Klein e Viviane Grosser participaram do lançamento do estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas”, elaborado por Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Fundação Lemann, Instituto Unibanco e Itaú BBA. A apresentação dos dados aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na sede do Insper, em São Paulo. O Iede é parceiro do CTE-IRB no projeto “Educação que faz a diferença”, que está avaliando as redes municipais de ensino fundamental em todo o país.

O Excelência com Equidade no Ensino Médio mapeou as estratégias e as práticas pedagógicas, de gestão e administrativas que influenciam a aprendizagem de estudantes. O novo relatório dá sequência a uma série de estudos iniciados em 2012. Primeiramente, foram analisadas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental com bons resultados e, a partir de 2015, as dos anos finais. A série conta com oito relatórios já divulgados.

Entre os fatores identificados pelo estudo está a prática de diálogo e parceria entre professores e alunos, o envolvimento da comunidade, dos pais e responsáveis nas atividades escolares, o apoio das secretarias de educação, o uso de dados e monitoramento da aprendizagem. Com essas estratégias, escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico se destacaram na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, 100 escolas de um total de 5.042 se destacaram por boas práticas. Nelas, pelo menos 95% dos alunos concluíram os estudos, o que mostra que as unidades conseguiram evitar o abandono escolar. São escolas capazes de ofertar aos alunos boa base de conhecimentos, ajudá-los em projetos de vida, obtendo bons resultados em avaliações nacionais. Todas atendem a estudantes de baixo nível socioeconômico.

Quatro Estados despontaram na lista com o maior número de escolas: Ceará, com 55, Espírito Santo (14), Goiás e Pernambuco, com sete cada. Durante o evento, também foi lançada a plataforma Mapa da Aprendizagem, iniciativa que reúne dados do Brasil e do mundo no Pisa 2015. Conheça a ferramenta em (http://mapadaaprendizagem.com.br/).

 Com informações da Agência Brasil e do Insper.