Diretoria da Atricon aprova Plano de Gestão 2016-2017

reunião2siteMembros da Diretoria da Atricon se reuniram no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, na última sexta-feira (6) para discutir o Plano de Gestão para o biênio 2016-2017. O plano contém 25 projetos, estruturados a partir de nove objetivos estratégicos e seis perspectivas do Plano Estratégico 2012-2017. Os 25 projetos preveem mais de 70 entregas até o fim da atual gestão.

Foram debatidas questões como a defesa judicial dos membros e das competências dos Tribunais de Contas, assessoria parlamentar para acompanhar os projetos em tramitação no Congresso, as ações decorrentes da aplicação do Marco de Medição dos Tribunais (MMD-TC), as ações visando sensibilizar todos os Tribunais de Contas para observância das atribuições de seus membros (Resolução 3/2014), Rede Infocontas, participação da Atricon na ENCCLA, campanha de filiação, política de comunicação interna e externa, as parceiras institucionais com o TCU, o IRB, a Abracom e a Audicon e o V Encontro dos Tribunais de Contas, que deve acontecer em novembro na cidade de Cuiabá.

Para o presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, a reunião representou uma oportunidade de alinhamento da Diretoria em torno dos projetos e metas da nova gestão. “As diretrizes para este novo biênio já estavam aprovadas pela Diretoria e pelo Conselho Deliberativo, na primeira reunião que ocorreu em março. Dessa vez, após ampla discussão interna, detalhamos as ações, os responsáveis e os prazos para as entregas. Vivemos um momento desafiador para os Tribunais de Contas e o foco da Atricon continuará sendo a consolidação do sistema Tribunais de Contas”. Além dos responsáveis por cada ação, foram criados grupos de trabalho em apoio às Diretorias.

O vice-presidente da Atricon, conselheiro Valter Albano (TCE-MT), elogiou o Plano de Gestão por estar em “absoluta compatibilidade com a metodologia definida em 2012 no Plano Estratégico, com objetivos e metas de longo prazo”. Segundo Albano, o novo plano representa o fechamento de um ciclo transformador, iniciado em 2012, para o Sistema Tribunais de Contas. “Todos os TCs ganharam muito com essa nova atuação da Atricon”.

O diretor da recém-criada Diretoria de Ouvidorias e Corregedorias, conselheiro Gilberto Jales (TCE-RN), qualificou como “extremamente proveitoso” o encontro. “Foi repassado ponto a ponto todo o plano de gestão. Foram definidas metas e responsabilidades, além de ter sido uma oportunidade para fazer um grande balanço sobre outras temáticas”, afirmou Jales.

Participaram da reunião o Vice-Presidente Valter Albano (TCE-MT), o Ministro Substituto Marcos Bemquerer (TCU), representando o III Vice-Presidente Weder de Oliveira, os Diretores Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), coordenador do Infocontas, Renato Rainha (TC-DF), Marisa Serrano (TCE-MS). Heloísa Monteiro (TCE-GO), Gilberto Jales (TCE-RN), Cláudio Terrão (TCE-MG), Paulo Roberto Alves (TCE-RN), Fábio Nogueira (TCE-PB), Antônio Jorge Malheiro (TCE-AC), Luiz Henrique Lima (TCE-MT), além de Cezar Miola (TCE-RS), representante da Atricon na Enccla e Jaqueline Jacobsen (TCE-MT).