Diretoria da Atricon e Fundação Vanzolini realizam reunião de trabalho 

Representantes da Atricon estiveram reunidos, na manhã do dia 18, com integrantes da Fundação Vanzolini (USP-SP), em São Paulo, para tratar do ciclo do Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), relativo ao exercício de 2022, e da definição de um cronograma de atividades ao longo do ano. No encontro, o presidente da Atricon, Cezar Miola, destacou as contribuições oferecidas pela certificadora para a melhoria do programa de aferição da qualidade dos TCs brasileiros.  

O MMD-TC é baseado em metodologia internacional recomendada pela INTOSAI e se destina a avaliar os Tribunais de Contas com base no cumprimento das Resoluções da Atricon, que visam ao aprimoramento do controle externo. A avaliação leva em conta, entre outras questões, a composição, organização e funcionamento dos Tribunais, a gestão de tecnologia da informação, os planejamentos de auditoria e a gestão de qualidade, os processos de auditoria operacionais e as relações com a mídia, com o cidadão e com as organizações da sociedade civil. 

A Fundação Vanzolini, certificadora oficial do projeto, é conveniada à USP, e membro pleno do The International Certification Network (IQNet). Estiveram presentes na reunião, o vice-presidente Executivo da Atricon, Edilson Silva; o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo  e coordenador técnico do MMD-TC, Carlos Ranna de Macedo; a assessora de Planejamento da entidade, Fernanda Nunes; e a secretária Executiva do MMD-TC, Risodalva de Castro; além da assessora Paula Fontes.  

Foto: Divulgação Fundação Vanzolini.