Nesta quinta-feira (21/10), foram retomadas as aulas presenciais da pós-graduação “Políticas Públicas para Cidades Inteligentes”, realizada pela Universidade de São Paulo (USP), por meio do Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). Os encontros, que seguem nesta sexta-feira (22/10), são sediados no Plenário do Edifício 5 de Outubro, da Corte de Contas do Ceará, com a disciplina “Participação social – Processo Legislativo”.
Os conteúdos serão ministrados pelo professor doutor Luiz Fernando Pires Machado, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Eduardo Tuma. Os alunos foram acolhidos pela diretora executiva do Instituto Plácido Castelo, Hilária Barreto, e pelos professores doutores da USP, Ana Carla Bliacheriene e Luciano Vieira de Araújo, coordenadores da especialização.
“Tenho certeza que a USP fez todo possível para manter a especialização no padrão que foi idealizado. Mantivemos, constantemente, articulações e reuniões com os professores Luciano e Ana Carla para estarmos sempre alinhados, fazendo o melhor para o sucesso desta especialização”, destacou Hilária Barreto.
Conforme a professora doutora Ana Carla Bliacheriene, “nesta reta final, serão ministradas três disciplinas, duas teóricas e uma de análise de projetos. Os projetos de conclusão de curso privilegiarão a solução de problemas reais das cidades, por meio de soluções inovadoras. Em dezembro de 2021, inicia-se a orientação do TCC para a defesa no primeiro semestre de 2022”, explicou Ana Carla.
Em novembro, haverá a oferta das disciplinas “Novas Tecnologias e Políticas Públicas Universais de Mobilidade Urbana” (4 e 5/11) e “Seminários de Disseminação de Estudos e Pesquisa” (17, 18 e 19/11). Além disso, está prevista solenidade de encerramento da Especialização no mesmo mês.
O TCE Ceará mantém os devidos cuidados necessários para saúde e segurança de todos, como distanciamento social entre os alunos, uso de máscara de proteção, disponibilização de álcool em gel nas dependências do órgão, dentre outras medidas.