Do TCMRio para o Conselho de Auditores da ONU

O “Conta aí, TCMRio” faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Nesta edição, o programa recebe a auditora de controle externo e inspetora-geral da área de Educação do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, Adriana Salgado. Ela foi selecionada, ao lado de outros sete servidores dos Tribunais de Contas estaduais e municipais do Brasil – quatro mulheres e três homens, para fazer parte, junto aos servidores do Tribunal de Contas da União, do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adriana Salgado integrava a lista de servidores indicados pelos 33 Tribunais de Contas do Brasil, que foi apresentada pelo presidente do TCU, Bruno Dantas, à Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Além de explicar o quanto essa indicação é importante para referendar a qualificação do Sistema Tribunais de Contas e Controle Externo do Brasil, Adriana fala da emoção de representar o TCMRio e do incentivo recebido do presidente Luiz Antonio Guaraná para que ela participasse da seleção. Ela faz questão de citar a alegria pelo carinho demonstrado pelos funcionários do tribunal e agradece o apoio da família.

Papel do auditor na ONU
O Conselho de Auditores da ONU foi estabelecido em 1946 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, tendo por objetivo realizar auditorias externas na ONU e em seus fundos e programas. Essas auditorias, que seguem normas internacionais, podem envolver a eficiência e eficácia dos procedimentos financeiros, sistemas contábeis, controles internos, bem como a administração e gerenciamento da ONU e de seus fundos e programas.

Os trabalhos geram relatórios, com opiniões e recomendações do Conselho de Auditores, visando prover informações de qualidade aos Estados-membros, à Assembleia Geral e a outros stakeholders, contribuindo, assim, para o desenvolvimento das Nações Unidas.

O Conselho é formado por três instituições superiores de controle indicadas entre os estados-membros. Os mandatos são de seis anos, rotativos a cada dois. Os atuais países com instituições de controle representadas no Conselho são Brasil, França e China.

Confira o podcast

Fonte: TCMRio