Domingos Filho é eleito presidente do TCM-CE

img_2357O conselheiro Domingos Filho foi eleito na manhã desta quinta-feira (1/12) presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE) para o biênio 2017/2018. Ele obteve quatro dos sete votos e irá suceder o conselheiro Francisco Aguiar, que preside o órgão desde 2013.

A votação aconteceu em caráter secreto em sessão ordinária. Na ocasião, também foram eleitos pelo mesmo placar e para o mesmo período de gestão o vice-presidente, conselheiro Manoel Veras, e o corregedor do Tribunal, conselheiro Pedro Ângelo. Os dois cargos são ocupados atualmente pelos conselheiros Ernesto Saboia e Hélio Parente, respectivamente. A posse dos eleitos deve ocorrer até o dia 20/01/2017.

“Vamos procurar ampliar a relação do Tribunal com os gestores públicos e acompanhar mais de perto os resultados das políticas públicas.Temos o desejo de dar mais transparência ainda com o uso das ferramentas da tecnologia da informação ganhando mais respaldo e reconhecimento da sociedade das ações do TCM-CE”, afirmou o presidente eleito, conselheiro Domingos Filho.

O novo presidente do TCM-CE foi empossado como conselheiro em 2014 e no ano seguinte assumiu a liderança do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa), unidade educacional do Tribunal. Acompanhou as viagens ao interior promovidas pelo programa itinerante de capacitação, onde participou efetivamente da orientação e qualificação dos gestores públicos e da sociedade.

Presidência do conselheiro Francisco Aguiar

Francisco Aguiar já é conselheiro do TCM-CE há 10 anos. Em 2009, assumiu o cargo de conselheiro corregedor e foi eleito presidente da casa para o biênio 2013/2014, sendo reeleito para 2015/2016.

Suas principais realizações foram a implantação do Observatório das Licitações, Portal de Licitações dos Municípios, Processo Eletrônico, Certidões Online, Prestação de Contas mensais via internet e o Núcleo de Educação a Distância. Os principais focos da sua gestão foram trazer inovações e modernidade ao órgão.