É dever ser grato!

Prezados colegas,

Vivemos há pouco, e ainda estamos vivendo, um dos momentos mais efervescentes do nosso centenário Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Um momento histórico, mas também de reflexões que nos impulsionam para um futuro de reconhecimento e grandes realizações. Tudo passa. O grande evento, o seminário – que contou com renomados palestrantes –, a festa, a música, a participação de todos. Mas o que importa são as marcas que deixamos. Tanto na história quanto em nossas almas. Fizemos história. Mostramos o que a Bahia tem de bom. Ah, a Bahia! Terra da fé, do axé, do candomblé. Terra da alegria, da magia, da harmonia. E como não dizer, da auditoria.

Estou certo de que ficarão indeléveis, em nossa lembrança, as cenas de um Teatro Castro Alves lotado de colegas, amigos e familiares, alguns, registre-se, em vez primeira. Todos aqueles que amamos celebrando um novo ciclo de vida desta também amada Instituição. Indestrutíveis também são as marcas do empenho e da dedicação de vocês. De cada um de vocês.

Nesta inesquecível comemoração pelos 100 anos da Corte de Contas baiana, alguns símbolos estão eternizados: o selo comemorativo dos Correios, com a nossa bela marca, o livro “Uma breve história do controle: na visão de um Tribunal centenário”, o broche para, simbolicamente, demonstrarmos que levamos – porque acreditamos – o nosso Tribunal de Contas no peito, e a História em Quadrinhos Você no Controle, que será lançada no próximo mês de outubro. Quanto orgulho! Quanto júbilo e alegria em podermos seguir trilhando o caminho do Controle Externo, cuja função precípua é proteger o erário e garantir uma vida mais digna aos cidadãos.

Mas não nos esqueçamos: são vocês, servidores desta Casa, a principal força do TCE/BA no novo século. Mais uma vez, conto com vocês para continuarmos o árduo trabalho que levou a nossa Instituição a ser reconhecida, nacional e internacionalmente, pela excelência em auditoria. A vocês, a minha gratidão. A todos nós, neste momento e sempre, em relação à nossa Casa de Controle, cabe parafrasear o ministro Carlos Ayres Britto, um dos notáveis palestrantes que abrilhantaram o nosso II Seminário Internacional de Controle Externo:

É dever ser grato!

Inaldo da Paixão Santos Araújo é Conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA)