"É preciso convergir", afirma presidente do IRB ao participar do II Enauti

Com resultados exaltados pelos cerca de 120 participantes, o II Encontro Nacional dos Auditores de Tecnologia da Informação (Enauti) foi um importante passo em direção à harmonização. Esta foi a impressão de Severiano Costandrade, presidente do Instituto Rui Barbosa, realizador do evento – em parceria com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC/DF) –, nos dias 6 e 7 de junho, no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília.

Segundo Severiano, a exemplo do Enauti, os esforços do IRB têm sido direcionados à uniformização. “Nossa Diretoria acredita que a Tecnologia da Informação é um agente singular para a padronização de procedimentos entre os Tribunais de Contas. Padronização significa união. União significa um Sistema de Controle Externo muito mais fortalecido”, afirmou.

O presidente do IRB cita outras ações sob o mesmo objetivo. Além de apoiar eventos como este, o Instituto possui um grupo de estudo que analisa o desenvolvimento, adaptação ou aquisição de softwares para serem compartilhados entre os Tribunais de Contas para jurisprudência, fiscalização de obras públicas e um sistema de auditoria. “Imagina que extraordinário seria se todos os Tribunais de Contas produzissem relatórios de auditoria em uniformidade?”.

Severiano cita o Planejamento Estratégico como exemplo de sucesso ocorrido nos últimos anos. “A meta do Promoex era que todos os Tribunais de Contas desenvolvessem seus planejamentos. Não só conseguimos alcançá-la, bem como hoje 28 deles estão sob com o mesmo software de gestão estratégica e de projetos: o Channel”, explicou.

Em seu pronunciamento na abertura do evento, o presidente do TC/DF, Inácio Magalhães
Filho, também destacou a importância e a necessidade de atenção para o aprimoramento da Tecnologia da Informação. “É preciso investir”.

A afirmação foi comprovada em um diagnóstico da informatização nos Tribunais de Contas, coordenado pelo vice-presidente e coordenador do evento pelo IRB, Edilberto Pontes, e apresentado no evento por José Auriço de Oliveira, analista de Controle Externo do TCE/CE. Os números apontam que apenas metade dos Tribunais contam com sistemas informatizados de recebimento de dados por parte dos jurisdicionados.

O II Encontro Nacional dos Auditores de Tecnologia da Informação reuniu técnicos de 24 Tribunais de Contas para debater temas como “Segurança da Informação”, “Governança em TI” e “Infraestrutura de Telecomunicações”, dentre outros.

A terceira edição do evento já foi anunciada e deverá ser sediada, em 2014, pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA EVENTO SOBRE OS REGIMES DE PREVIDÊNCIA

Um evento capacitará membros e técnicos brasileiros sobre um dos temas que mais demandam a atenção hoje nos Tribunais de Contas: os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). O seminário “O Controle Externo e os Regimes de Previdência” será realizado no dias 27 e 28 de junho, no auditório do Ministério da Previdência Social – MPS, em Brasília.

A ação faz parte de uma parceira firmada entre o MPS, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com o objetivo de difundir conhecimentos sobre a organização, gestão, funcionamento e mecanismos de acompanhamento, supervisão e controle dos Regimes Próprios de Previdência Social.

As palestras abordarão temas como legislação, auditoria previdenciária, demonstrativos, além da Contabilidade Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social. Os interessados devem se inscrever clicando no banner que está disponível no Portal Nacional – Controle Público (www.controlepublico.org.br) e nos sites do IRB (www.irbcontas.org.br) e da Atricon (www.atricon.org.br). A inscrição é gratuita.

Fonte: ASCOM do Instituto Rui Barbosa

Leave a Reply