Iniciado curso a distância sobre Gestão de Riscos e Controles Internos do TCE-CE

Começou nesta segunda-feira e segue até amanhã (15/06) o curso Gestão de Riscos e Controles Internos, na modalidade a distância. A capacitação será realizada pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), o Instituto Plácido Castelo (IPC), e abordará conceitos e legislações pertinentes ao assunto. Ao todo, se inscreveram 250 pessoas, entre servidores do TCE e de outros Tribunais de Contas, jurisdicionados e da sociedade.

O curso a distância, de 20 horas, acontecerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IPC e terá como tutor o analista de Controle Externo do TCE-CE, José Alexsandre Fonseca da Silva.

O curso, dentre outros propósitos, visa ajudar as empresas públicas e outras organizações a avaliar e aperfeiçoar seus sistemas de controle interno, visando o cumprimento das metas organizacionais estabelecidas, conforme conteúdo programático abaixo:

Módulo I – Fundamentos: 1.1. Governança Corporativa; 1.2. Definição de Risco; 1.3. A importância da Gestão de Risco Corporativo; 1.4. Limitações do Gerenciamento de Riscos Corporativos;
Módulo II – Visão Geral do Framework Coso I (Controle Interno): 2.1. Definição; 2.2. Componentes e Objetivos;
Módulo III – Framework Coso II – ERM (Enterprise Risk Management): 3.1. Definição; 3.2. Componentes e Objetivos; 3.3. Ambiente Interno; 3.4. Fixação de Objetivos; 3.5. Identificação de Eventos; 3.6. Avaliação de Riscos; 3.7. Resposta aos Riscos; 3.8. Atividades de Controle; 3.9. Informação e Comunicação; 3.10. Monitoramento; 3.11. Funções e Responsabilidades;
Módulo IV – Tecnologia da Informação (TI) e ERM: 4.1. O papel da TI nas organizações; 4.2. Integração dos Sistemas Informação; 4.3. Fragilidade nos controles internos; 4.4. Influência na gestão de risco.

Mais informações pelos telefones 85 3488-5915 ou 85 3488-1793

Leave a Reply