Em ano de eleições, TCM-CE abre curso sobre Controladoria

O papel das controladorias em Prefeituras e Câmaras Municipais é tema de curso a distância oferecido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE). Responsáveis por auxiliar a Administração Pública a atuar de acordo com as normas existentes, esses órgãos acompanham a aplicação dos recursos e a manutenção e guarda de bens patrimoniais.

“Este ano temos eleições, e em períodos de transição as controladorias devem estar ainda mais atentas”, adverte o presidente do TCM-CE, conselheiro Francisco Aguiar. “Uma vez que são responsáveis pela avaliação dos controles internos municipais” complementa o dirigente, “em caso de eleição de um novo prefeito, é importante que a equipe da nova administração se comunique com essas unidades para ter acesso aos documentos relativos à gestão anterior, incluindo os referentes aos estoques e almoxarifado, aos demonstrativos contábeis e financeiros, dentre outros”.

As inscrições para o curso “Auditoria e Controladoria na Gestão Pública” estão abertas até o dia 31 de janeiro e são feitas pelo sitewww.tcm.ce.gov.br/ecogevirtual. O Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Waldemar Alcântara (Ieswa/TCM-CE) está oferecendo 400 vagas, destinadas para gestores e servidores públicos. O período de realização vai de 03 a 28 de fevereiro e a carga-horária é de 20 horas-aula.