Encontro Nacional discute Planejamento Estratégico nos Tribunais de Contas

Um debate produtivo sobre a execução do Planejamento Estratégico nos Tribunais de Contas. Este foi o resultado do II Oficina de Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos, que possibilitou a troca deexperiências entre técnicos das unidades de planejamento das Cortes de Contas do País. O evento terminou na quarta-feira, 7 de novembro, no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

Parte do calendário do PROMOEX e coordenado pelo Grupo de Planejamento Organizacional (GPL), o encontro teve ampla programação que abordou desde os indicadores e as dificuldades existentes nos TCs, até os cases sobre a implantação do Projeto Channel nos tribunais.

Na abertura do evento, na segunda-feira, 5, estiveram presentes a Diretora Nacional do PROMOEX/PNAGE, Heloisa Garcia, o Luiz Genédio do TC-DF, representando a ATRICON e o Secretário de Planejamento do TCU, Cláudio Sarian, além de representantes das unidades de planejamento de 26 (vinte e seis) Tribunais de Contas, incluindo o TCU, e do Ministério do Planejamento.

Para a coordenadora do GLP, Maria José Mourão o saldo do evento foi positivo. “Os resultados contribuirão certamente para o aprimoramento da gestão estratégica nos Tribunais de Contas”, ressaltou, chamando atenção para a apresentação feita pelo Diretor de Planejamento do TCU, Leonard Renne e pelos técnicos Renata Camargo e Paulo Roberto – integrantes do Grupo de Planejamento – no primeiro dia de programação.

“Na ocasião foi exposta a nova metodologia desenvolvida para definição e avaliação de indicadores de desempenho, ainda em fase de implantação, mas já considerada uma importante contribuição para demonstrar o sucesso da implementação da estratégia”, explicou, acrescentando que os participantes manifestaram grande interesse em conhecer mais sobre o método e continuar partilhando as experiências do TCU.

A programação ainda teve a participação de três instrutores da J. Experts, que esclareceram dúvidas e forneceram informações adicionaissobre o software Channel. “Os cases sobre o Channel também foram muito interessantes, pois mostraram às experiências com o uso efetivo do sistema, por representantes do TCE-MG, TCE-MA, TCE-TO, TCE-CE, TCM-GO, TCE-AM E TCM-BA, entre outros”, finalizou a coordenadora.

Leave a Reply