Escex do TCE do Maranhão divulga datas de curso de Coaching

A Escola Superior de Controle Externo (Escex) informa aos interessados as datas da 1ª Capacitação de Coaching para gestores do TCE-MA. Realizado pela primeira no âmbito da instituição, o curso será ministrado pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Jairo Cavalcanti Vieira.

As apresentações serão realizadas nos dias 12, 19 e 26 deste mês e dias 03e 10 de outubro na sala Grupo de Trabalho, da Escex.

O curso vai aplicar e ensinar a metodologia do Coaching, oferendo um conjunto de ferramentas e procedimentos coordenados que permitem a avaliação de cenários na atividade de gestão e proposição de ações para acelerar e concretizar resultados na carreira profissional e na liderança de equipes.

A sugestão de implantá-lo no âmbito do TCE partiu do procurador do MPC a partir de sua participação, em fevereiro deste ano, em um Curso de Coaching profissional, com certificação, patrocinado pelo TCE-MA. “Percebi que o Coaching poderia ser utilizado dentro do nosso Tribunal. Foi feito então um projeto junto à Escex, que aprovou e viabilizou a ideia.

De acordo com o procurador, se destacam como diferenciais da proposta a multiplicação de conhecimento da instituição para a instituição, o fato de o curso ter sido construído e formatado pela própria Escex, a “costumização” à realidade do TCE-MA, a elaboração e ferramentas de gestão no bojo do curso e o baixíssimo custo de sua realização.

Ele lembra ainda as recentes mudanças na estrutura organizacional do TCE, que redistribuíram atribuições e alçou servidores do quadro a cargos de gestão. Nesse contexto, o curso permite a capacitação dos gestores de acordo com suas atribuições, em sintonia com um dos principais objetivos do Planejamento Estratégico, que é a implementação de gestão de pessoas por competência. “Por fim, cabe desatacar que o Coaching é focado em resultados, nuance que se amolda ao estabelecimento de metas e gestão por resultado no âmbito do TCE”, lembra Jairo Vieira.

A Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (ASTCE) agradece a todos que compareceram, na última terça-feira (03) ao plenário da Assembléia Legislativa durante a sessão extraordinária que garantiu a aprovação do projeto de recomposição salarial relativo às perdas de 2013.