Escoex do TCE-MS abre inscrições para o curso sobre Direito e Literatura

A Escola Superior de Controle Externo (Escoex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) dá continuidade ao projeto Cursos de Inverno e abre inscrições para o curso “Direito e Literatura”, que acontecerá de 28 a 31 de julho das 14h às 17h.

De acordo com o ministrante do curso, Herbert Covre Lino Simão, “todo mundo deve ter uma base cultural e a ideia da proposta é passar um pouco de cultura geral para todos”. Segundo Herbert, a Literatura pode ser um ponto comum entre as pessoas e, assim sendo, elas podem “manter um diálogo independentemente de suas áreas de formação”. Partindo dessa perspectiva, o curso mostrará como o Direito também é causa comum dentre as grandes obras literárias.

Durante os encontros serão levantadas reflexões sobre “A Liberdade de Expressão”, tomando por base excertos retirados da Apologia de Sócrates; “O fundamento legítimo do Direito” será abordado por meio de Antígona, de Sófocles; a obra literária O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, auxiliará no debate sobre “Devido processo legal justo e razoável”; e, para finalizar, a discussão sobre “Direito de Resistência” será a partir da obra A Desobediência Civil, de Henry David Thoreau.

O curso Direito e Literatura é voltado para todos os servidores do TCE-MS e tem como objetivo geral estudar temas jurídicos relevantes com enfoque na Importância da Literatura na Formação Humanística. A carga horária será de 12 horas/aula e para participar é necessário fazer a inscrição na secretaria da Escola a partir de segunda-feira (21.07), nos períodos matutino e vespertino.

Instrutor: Herbert Covre Lino Simão cursou mestrado em Filosofia do Direito e do Estado na PUC-SP, é professor de Filosofia do Direito da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do Sul (Esmagis) e ex-professor de Direito Constitucional da Anhanguera-Uniderp.

Cursos de Inverno: A Escoex oferece o Projeto com a intenção de continuar garantindo oportunidades para que os servidores do TCE-MS possam aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Segundo o coordenador da Escoex, Ben Hur Ferreira, a formação continuada é uma vontade do próprio servidor. Ele explica que “como em julho não há sessões, há um espaço e o curso vem ocupar esse espaço”. O primeiro curso, oferecido no começo deste mês de julho, foi a oficina de Língua Portuguesa “Gramática Aplicada aos Textos”.