Escola de Contas do TCE-CE capacita gestores escolares e alunos em Sobral

O Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), vai realizar nesta quarta e quinta-feira (7 e 8/11) duas atividades de capacitação de gestores escolares e alunos. Dessa vez, os cursos serão ministrados em Sobral, a cerca de 240 km de Fortaleza. O diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo, fará a abertura e o encerramento das atividades.

O primeiro programa a ser direcionado pela equipe do Instituto – com carga horária de 12 horas – é o Curso de Qualificação de Gestores Escolares. O Diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Rubens Cezar Parente Nogueira, será o instrutor para 100 participantes de 20 diferentes municípios vinculados às Escolas do Estado da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-06).

A sede da Coordenadoria, em Sobral, foi o local escolhido para o curso. O público-alvo abrange diretores, profissionais da área financeira e membros de Conselhos Escolares. O curso tem início às 14 horas da quarta-feira (7/11) e prossegue às 8 horas – até às 18 horas – na quinta-feira (8/11).

Este curso já qualificou gestores de outras regiões. No mês de junho, Juazeiro do Norte recebeu o IPC para juntar mais 13 municípios da região do Cariri. Ainda no primeiro semestre, Pacajus foi a sede que reuniu gestores de seis municípios adjacentes.

Agente de Controle – A segunda atividade programada pelo IPC trata-se do Programa Agente de Controle, que dessa vez vai apresentar para 400 alunos da rede pública de ensino sobralense as práticas do Tribunal de Contas no Ceará de forma dinâmica e atraente. O encontro será na Escola de Educação Profissional de Sobral.

O programa faz parte do trabalho do IPC e visa a interação entre o Tribunal e a sociedade, realçando a relevância da participação do jovem cidadão no controle social. É a primeira vez que uma cidade do interior recebe esta proposta, que será dividida, na quinta-feira (8/11), em duas turmas do Ensino Médio nos turnos da manhã e tarde.

A Diretora Executiva do IPC, Maria Hilária de Sá Barreto, avalia os resultados que estes investimentos têm trazido de volta para o Instituto. “É possível dizer que esses lugares estão vendo a verdadeira importância de ações como essa”, diz. “O IPC, junto ao Tribunal de Contas, está exercendo bem a sua função pedagógica, e agora se pode visualizar a proximidade do órgão com a sociedade porque nós levamos a esses cursos o caráter orientador e preventivo que acreditamos fazer parte da missão deste Tribunal”, explica a gestora.

Para mais informações sobre a visita do IPC a Sobral, a equipe organizadora do evento pode fornecer os detalhes pelo telefone (85) 3488.1789.

Serviço

Curso de Qualificação de Gestores Escolares

Quando: 7/11, das 14 às 18 horas e dia 8/11, das 8 às 18 horas

Onde: Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE-06)

Av. Dr. José Euclides Ferreira Gomes, s/n – Colinas – Sobral (CE)


Programa Agente de Controle

Quando: 8 de novembro

Das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas

Onde: Escola de Educação Profissional de Sobral

Av. John Sanford 01, s/n – Conjunto Habitacional Dom José – Sobral (CE)

Leave a Reply