Escola de Contas do TCE-CE realiza capacitações em Acaraú

A Escola de Contas Ministro Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) realizará dois cursos de capacitação em Acaraú, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/5): a Qualificação em Prestação de Contas para Gestores Escolares e o Programa Agente de Controle, para jovens estudantes.

O curso para os gestores escolares acontecerá na Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), quinta e sexta, pela manhã e à tarde. O objetivo é qualificar profissionais da gestão escolar sobre a correta aplicação dos recursos públicos, com foco em diretrizes e discussões sobre os procedimentos de licitação.

A qualificação terá como instrutor o diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Rubens Cezar Parente. Devem participar diretores, professores, coordenadores, presidentes de comissão de licitação e representantes de conselhos escolares dos municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos.

A outra capacitação realizada pela Escola de Contas do TCE-CE é o Programa Agente de Controle, que acontecerá na Escola Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, quinta e sexta-feira (8 e 9/5), pela manhã e à tarde. Cerca de 400 alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas de Acaraú devem participar.

Os jovens que participam do Agente de Controle ficam por dentro da origem e destinação do dinheiro público, de como se dá o processo de fiscalização das finanças públicas e como funcionam os Tribunais de Contas da União, dos Estados e dos Municípios.

A equipe que qualificará os estudantes é composta pela diretora executiva do IPC, Hilária Barreto, pelos assessores Pedro Camelo e Fabrício Bezerra e pela consultora técnica Fabíola Pinheiro.

Leave a Reply