Escola de Contas do TCE de Pernambuco amplia grade de cursos

A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães desde o início de 2012 está com o projeto de oferecer novos cursos ao público externo, tanto presenciais como a distância, visando a manter-se sempre atualizada e oferecer formação técnica e conhecimento das exigências de que o mercado de trabalho necessita.

Para o terceiro trimestre, destacam-se os cursos de Gestão de Almoxarifado e Patrimônio, para o período de 13 a 17/08, e Gestão de Processos de Negócios, previsto para 27/08 a 31/08/12.

O primeiro, Gestão de Almoxarifado e Patrimônio, tem como objetivo apresentar aos participantes os princípios que devem nortear uma eficiente administração de materiais e de bens permanentes em uma instituição pública, demonstrando a importância dessas duas áreas para o bom funcionamento das organizações. Orientar como prever demandas e como especificar bem materiais a serem adquiridos, como os estoques devem ser gerenciados, incluindo recebimento, movimentação e expedição de itens, e como realizar um inventário serão os pilares básicos do módulo de almoxarifado.

No caso do módulo de patrimônio, o curso apresentará conceitos e definições básicas, reforçará a importância da etapa de incorporação de bens para um controle físico adequado, proporá um roteiro básico para um inventário eficiente e apresentará novas tecnologias para uma gestão eficiente.

Atualmente não apenas o controle de estoque da empresa é vital para a organização, mas todo o processo de logística, desde a compra que deve atender às necessidades comerciais e limites financeiros impostos pelo fluxo de caixa, passando pela administração interna de produtos que precisam atender as expectativas do negócio como um todo, até a entrega com qualidade e segurança para o cliente, se possível, surpreendendo o consumidor em todos os requisitos de eficiência e atendimento personalizado.

Já o Curso de Processos de Negócios, visa a propiciar o conhecimento necessário para a identificação, modelagem, análise e controle dos processos de negócio, processos esses que devem estar sempre alinhados com a estratégia da organização.

O gerenciamento de processos de negócios tem relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Em uma organização, ocorrem projetos e processos os mais variados e das mais diversas finalidades. É fundamental saber gerenciá-los. Existem ferramentas e técnicas para realizar essas atividades, além do conhecimento e experiência necessários para atingir tal fim. A aplicação destas ferramentas, técnicas, experiências e conhecimento, é o que se chama de gerenciamento de processos.
O “sistema”, na verdade, é o processo organizacional como um todo que precisa ser avaliado e obedecer a certos princípios de evolução e atualização, desde a participação dos funcionários, gerentes, sócios, até a integração com o aplicativo (software específico) utilizado na empresa.

Muitos são os motivos que estão levando as empresas, inclusive os órgãos públicos, a investirem nesta área. Pesquisas têm demonstrado que ocorre aumento de até 50% nos prazos e aumento de até 10% nos custos, quando não existem aplicações das técnicas de gerenciamento de processos  e em projetos de investimentos tais como: montagens, instalações de equipamentos, grandes reformas, etc. Cumprimento de prazos e garantia de qualidade são os resultados obtidos pela aplicação dos conhecimentos de gerenciamento adequados. Essas conquistas podem levar à redução de custos, aumento de vendas, aumento de receitas, satisfação de clientes, entre outros benefícios.

Outros cursos oferecidos pela Escola de Contas para o mês de agosto: Sistema de Registro de Preços, Terceirização de Mão de Obra e Contratação, Secretariado no Setor Público, Direito Constitucional, Orçamento e Finanças Públicas, Excell 2003 Avançado (EaD), A Nova Contabilidade Pública Brasileira (IRSU), Práticas de Auditoria Interna: Papéis de Trabalho e Relatórios (Despesa), Requisitos para Elaboração de Orçamento de Obras pela Administração Pública.

Participe, melhore a qualidade de seu trabalho.

Inscrições e informações encontram-se no site da ECPBG: www.tce.pe.gov.br/escola

(cronograma de cursos).
Diário Oficial do Estado / Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/07/12

Leave a Reply