Escola do TCE-PE comemora 15 anos com seminário sobre Gestão e Auditoria

A Escola de Contas do TCE-PE comemorou ontem 15 anos de fundação com a realização do seminário “Gestão e Auditoria de Resultados”que teve como principal palestrante a economista Tânia Bacelar.

O evento se realizou no auditório do próprio Tribunal e reuniu os conselheiros, auditores substitutos, membros do Ministério Público de Contas, auditores, técnicos de auditoria, inspetores regionais e servidores de um modo geral. Ao fazer a abertura da solenidade, a presidente Teresa Duere declarou que aquele era um momento de grande significação para o Tribunal de Contas e especialmente para a própria Escola.

Ela disse que o TCE pernambucano transformou-se, efetivamente, num “Tribunal de resultados” porque só nos últimos dois anos, graças a apenas três ferramentas – Análise prévia de editais, Auditorias Concomitantes e Medidas Cautelares – conseguiu economizar para os cofres públicos mais de R$ 1 bilhão. “A Escola de Contas foi e sempre será um espelho para todo o Brasil, pois ela é responsável pela produção de conhecimentos e pelo compartilhamento desses conhecimentos com a sociedade, tornando-se cada vez mais parceira do nosso Tribunal”, comentou a presidente.

Fundador da Escola lembra como foi a sua criação –  O conselheiro e diretor da Escola de Contas, Marcos Loreto, saudou os participantes do seminário “Gestão e Auditoria de Resultados”, destacando a importância da Escola de Contas Públicas do TCE para o aprimoramento do controle externo.

Em seguida, o conselheiro aposentado e atual prefeito do município de Bezerros, Severino Otávio, em cuja gestão a Escola de Contas foi fundada, fez um histórico de como tudo aconteceu, desde que recebeu a idéia da auditora das contas públicas, Janete Moura Rocha. Ele disse que mandou levantar as experiências das Escolas de Governo que já existiam em outros Estados e a partir delas chegou à conclusão de que o TCE de Pernambuco estava maduro para ter também sua Escola de Contas, tanto para capacitação do seu corpo técnico como também dos seus jurisdicionados.

Após as palavras do conselheiro, seguiram-se duas palestras – uma da economista Tânia Bacelar (Modelo de Desenvolvimento do Nordeste e desafios para o século XXI) e outra da professora Terezinha Rios (A ética como pressuposto para a gestão pública de resultados).

O seminário prosseguiu no período da tarde com o lançamento das Cartilhas de Gestão Pública pelo presidente da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, Florian Madruga; uma palestra do diretor da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, Ivan Nunes; um debate coordenado por Adriano Lorena e a premiação do 1º concurso de vídeo.

O evento será encerrado hoje com mais três palestras e a entrega dos prêmios do Concurso de Inovação.

Leave a Reply