Escola de Contas do TCM-SP promove palestra dirigida a jornalistas

TCM-SP
Fachada da Sede do TCM-SP

Com o apoio do presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, conselheiro Edson Simões, e resultado de parceria firmada entre o TCM e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales realizará, no próximo dia 2 de dezembro, das 9h às 12h, a palestra gratuita com o tema “A Importância da investigação no setor público”.

O evento contará com 100 vagas disponíveis para jornalistas e estudantes do curso de Jornalismo e tem como objetivo apresentar as ações de investigação e as práticas de fiscalização exercidas pelos tribunais de contas, contribuindo para que os profissionais de imprensa possam realizar de forma adequada a cobertura de assuntos relacionados com a administração pública.

A palestra vai contar com a participação do assessor de gabinete da Presidência do TCM e jornalista Moacir Assunção, mestre em História Social pela PUC-SP, jornalista com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, Diário Popular e Jornal de Brasília, especializado em jornalismo investigativo na área de transportes e política partidária. Professor de Comunicação Social da Universidade São Judas Tadeu (USJT) e autor de 9 livros, um dos quais, Os homens que mataram o facínora- a história dos grandes inimigos de Lampião (Ed. Record, 2007), foi finalista do Prêmio Jabuti, concorrendo com a obra 1808, de Laurentino Gomes.

A segunda parte da palestra terá a presença do assessor de Imprensa do TCM, Pedro Del Picchia, jornalista profissional, tendo atuado por muitos anos da Folha de S. Paulo como repórter, editor, correspondente em Roma e no Vaticano, secretário de Redação, entre outros cargos. Como assessor de imprensa e coordenador de comunicação trabalhou para a FIESP, SEBRAE de São Paulo, CNI, SEBRAE nacional e outras instituições. Foi chefe de imprensa da Prefeitura de São Paulo e da Câmara Municipal paulistana, além de Secretário de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal (sob a presidência do ministro Cezar Peluso).

O convênio entre o TCM e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo foi firmado sob a presidência do conselheiro Edson Simões e tem como finalidade ministrar cursos na área de contas públicas e dirigidos para os profissionais de imprensa.

A palestra “A Importância da investigação no setor público” acontecerá no auditório da Escola Superior de Gestão de Contas Públicas Conselheiro Eurípedes Sales, localizada na sede do TCM, com acesso pela Avenida Professor Ascendino Reis, 1.130 – portaria B – Vila Clementino. As inscrições devem ser feitas junto ao Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, pelo e-mail: cursos@sjsp.org.br. Mais informações no Departamento de Formação Profissional, com Marlene ou Daniela, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, pelos telefones 3217-6294 ou 3217-6299, ramal 6233.