TCE de Tocantins realiza Encontro Técnico nesta quarta-feira, dia 3

TCE-TO_fachada
Fachada da Sede do TCE-TO

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) realiza nesta quarta-feira, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC/TO), o Encontro Técnico Para Orientações Sobre a Prestação de Contas do Exercício De 2014. O evento é voltado para assessores contábeis da área pública.

“Os contadores são os principais responsáveis por levar as informações contábeis ao Tribunal de Contas, portanto, este evento é muito importante e nós pretendemos falar a mesma língua, estar em um mesmo ambiente, para que as informações sejam as mais claras possíveis”, ressaltou o presidente do CRC/TO, Sebastião Célio Costa Castros, durante entrevista na última edição do TCE Notícia.

O objetivo do evento é orientar os agentes públicos da área contábil sobre as prestações de contas de 2014, alertando para possíveis erros, e, além disso, tirar as dúvidas dos contadores.

Serão abordados assuntos como “A necessidade da correta avaliação patrimonial e a disseminação da cultura de custos no setor público” e a “Lei da Transparência”. A equipe do Sistema Integrado de Auditoria Pública do TCE/TO (SICAP/Contábil) apresentará as orientações gerais sobre as prestações de contas do exercício de 2014 e as matrizes dos balanços e demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Programação

O evento, que ocorre durante todo o dia, no auditório do TCE/TO, terá entre outras apresentações, a palestra do professor da UnB, José Marilson Martins Dantas, com o tema “A necessidade da correta avaliação patrimonial e a disseminação da cultura de custos no setor público”, além da coordenadora de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal do TCE, Najla Mansur Braga, que abordará as normativas no que se refere às prestações de contas.

Confira a Programação na íntegra:
Manhã
9h– Credenciamento
9h30 –Abertura
10h– Palestra:
A necessidade da correta avaliação patrimonial e a disseminação da cultura de custos no setor público – Professor José Marilson Martins Dantas – UNB
11h30 -Palestra:
Lei 131 – Transparência – Leonel Alves de Melo – Chefe da Controladoria Regional da União no Estado do Tocantins (CGU/TO).
Tarde
14h – Apresentação de Instruções Normativas– Orientações gerais sobre as Prestações de Contas – Najla Mansur Braga – Equipe COACG/SICAP
14h40 – Apresentação das matrizes dos balanços e demonstrativos da lrf / orientações sobre regras/layouts para envio das prestações de contas – Warley Ferreira Gois – Equipe COAGF/ SICAP
16h20 – Principais erros de contabilização e seus reflexos nos demonstrativos contábeis – Jonatas Soares Araújo – Equipe COAGF/ SICAP
17h30 – Orientações finais – Najla Mansur Braga /Equipe SICAP/Contábil