Escola do TCE-CE participa de reunião sobre Programa de Formação de Gestores Escolares

Apropriar conhecimentos, capacidades práticas e atitudes necessárias ao exercício da função de gestor escolar. Estes são alguns dos objetivos do Programa de Formação dos Gestores Escolares (2013-2017), desenvolvido pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e integrado pela Escola de Contas Ministro Plácido Castelo (IPC), do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE).

Na quinta-feira (11/9), os servidores da Corte de Contas, responsáveis pela qualificação dos Gestores Escolares no âmbito do TCE, se reuniram na sede da Seduc (Cambeba) para traçar diretrizes que contribuirão cada vez mais para a melhoria da educação pública. Participaram a diretora executiva do IPC, Hilária Barreto; o assessor do Instituto, Pedro Henrique Camelo; e o diretor da 5ª Inspetoria de Controle Externo (ICE), Rubens Cezar – tutor dos cursos que capacitam diretores e coordenadores de escolas públicas estaduais.

Foi definido que, a partir de dezembro próximo, o Programa fará uma série de Eventos Formativos, tais como minicursos, oficinas e seminários. A ação será promovida pela Seduc, em parceria com a Corte de Contas do Ceará,  a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP). O TCE, por meio da sua Escola de Contas, realizará minicurso de 8h, que abordará as legislações alusivas às Prestações de Contas das Escolas Públicas da Rede Estadual do Ceará.

Como parte desse trabalho, nesta quarta-feira (17/9), o IPC promoverá um Seminário para compartilhamento e discussão das legislações e entendimentos do Tribunal acerca dos repasses de recursos para as escolas estaduais. O Seminário acontecerá na Seduc, das 8h30 às 12h30, e será conduzido pelo diretor da 5ª ICE do TCE-CE, Rubens Cezar. Participará do encontro, a equipe técnica da Secretária Executiva da Educação do Estado.

Na Seduc, a equipe do TCE-CE foi recebida pela secretária executiva, Dalila Saldanha; Conceição Ávila, coordenadora da CODEA – Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem; e pelos assessores Érika Germano, Salmira Braga, Genivaldo da Silva e Pedro Paulo.