Laurentino Gomes ministra palestra em comemoração aos 60 anos do TCE-MT

O premiado jornalista e escritor Laurentino Gomes realiza palestra no dia 30 de outubro, às 14:30 horas no auditório da Escola Superior de Contas no TCE-MT. Com o tema, “A Construção do Brasil: da Independência à República”, a palestra faz parte da programação comemorativa dos 60 anos do Tribunal de Contas de Mato Grosso que começa no dia 29/10 e segue até o dia 31/10. No dia 29 (terça-feira), Laurentino participa de sessão de autógrafos na Livraria Janina às 19 horas.

O jornalista e escritor paranaense Laurentino Gomes lançou recentemente o livro “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil”. A obra trata da Proclamação da República e fecha uma trilogia iniciada com “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João VI para Rio de Janeiro, e continuada com “1822”, sobre a Independência do Brasil.

Somados, os dois livros anteriores (1808 e 1822) venderam mais de 1,5 milhão de exemplares no Brasil e em Portugal e ganharam quatro prêmios Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira – dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livros do Ano de Não-Ficção. O livro 1808, também eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras, acaba de ser lançado na sua versão em inglês nos Estados Unidos.

O livro 1889 mantém a linguagem e a mesma fórmula editorial tão bem recebida pelos leitores de 1808 e 1822. É uma grande reportagem, na qual o autor combina análises mais profundas a respeito do tema com detalhes pitorescos, bem humorados e surpreendentes dos personagens e acontecimentos desse período. O livro 1889 é resultado de três anos de pesquisas, nos quais o autor leu e consultou cerca de 150 outras obras de referência sobre o tema.

Laurentino Gomes nasceu em Maringá (PR), é autor dos livros 1808 sobre a fuga da corte portuguesa de Dom João para o Rio de Janeiro, e 1822, sobre a Independência do Brasil. Ganhou quatro vezes o Prêmio Jabuti, o mais prestigiado da literatura brasileira – dois na categoria Melhor Livro Reportagem e dois como Livro do Ano de Não-Ficção. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras.

Ficha Técnica

Título: “1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da monarquia e a Proclamação da República no Brasil”
Autor: Laurentino Gomes
Páginas: 416
Formato: 16 x 23 cm
Gênero: História
ISBN: 978-85-250-5446-3
Preço: R$ 44,90
Editora: Globo Livros
Novo livro de Laurentino Gomes narra os bastidores da Proclamação da República

Comments (1)

Leave a Reply