Especialista do BID apresenta ao Presidente do TCE resultado da avaliação do Banco

Presidência, Secretaria de Controle Externo e Comissão Especial de Auditoria Operações de Crédito Externas. Os três setores do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) estiveram envolvidos em reunião hoje (17/10) pela manhã com  o especialista sênior em gestão financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Túlio Corrêa. O encontro teve como propósito anunciar ao Presidente Conselheiro Valdomiro Távora os resultados do diagnóstico sobre as práticas de auditoria governamental do TCE-CE, executado no mês de setembro no TCE.

A nota máxima da metodologia de avaliação desenvolvida pelo BID é de 3,0. O TCE recebeu nota  2,36. O diagnóstico , realizado em conjunto pelo Banco e alguns setores estratégicos do Tribunal,  aponta que há oportunidades de melhoria em alguns áreas. “O mais importante é que o Tribunal de Contas do Ceará não fugiu ao desafio de entrar nesta abordagem de risco e resultado”, pressupõe Túlio Corrêa.

Não obstante as oportunidades de melhoria observadas, o TCE/CE já apresenta um nível de maturidade suficiente a torná-lo apto e elegível a realizar auditorias externas nos projetos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.  A criação de uma Comissão de Auditoria para a Projeto SWAp II, a Auditoria de Tecnologia de Informação realizada pela 13ª Inspetoria de Controle Externo e o trabalho desenvolvido pela Comissão de Auditoria Operacional  foram apontados como destaque no processo de modernização do Tribunal, especialmente no que diz respeito à aderências as normas internacionais de auditoria.

Os próximos passos incluem a elaboração de um plano de ação pelo Tribunal, contemplando os procedimentos e prazos para adequação das melhorias consideradas pertinentes, bem como a capacitação, financiada pelo BID, sobre políticas de aquisição, desembolsos, demonstrações financeiras e auditoria – em data a ser agendada – aos auditores designados para proceder às auditorias dos contratos de empréstimos.

Estiveram presentes na reunião o Presidente Valdomiro Távora, o representante do BID, Túlio Corrêa, Giovanna Augusta Moura Adjafre, Secretária de Controle Externo, José Teni Cordeiro Júnior, Chefe da Coordenadoria Técnica, José Alexsandre Fonseca da Silva e Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior, Coordenador e Subcoordenador (respectivamente) da  Comissão Especial de Auditoria Operações de Crédito Externas.

Fonte: http://www.tce.ce.gov.br

Leave a Reply