Ética e Gestão de Riscos abrem 11ª Edição do Congresso de Controle Interno e Externo

banner-portal-coninterEspecialistas das áreas jurídica, contábil e financeira do Brasil estão reunidos, no Tribunal de Contas do Estado do Ceará, para o 11º Congresso Norte-Nordeste de Controle Interno e Externo (Coninter). Cerca de 130 pessoas participarão, nesta quinta e sexta-feira (1º e 2/0),  dos debates com o intuito de aprofundar conhecimento e buscar boas práticas na atuação dos controles.

A abertura oficial foi feita pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, que ressaltou sua satisfação em sediar o Congresso, às vésperas da data em que a Corte de Contas completará 80 anos – segunda-feira (5 de outubro). “Os cenários mudam e os desafios se multiplicam. Não se pode negar que estamos vivendo dias difíceis. Mas a tarefa de superar os obstáculos será menos árdua e mais curta se executada com seriedade de propósitos, objetivos bem definidos e cumprimento rigoroso dos comandos da lei.”

Ao lado do presidente Valdomiro Távora, compuseram a mesa de honra o coordenador científico do Coninter, conselheiro Antônio Carlos Flores de Moraes (TCM-RJ), o presidente do TCM-CE, Francisco Aguiar; o presidente do TCM-RJ, Conselheiro Thiers Vianna Montebello, o Presidente da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal (TCE-PE); o presidente do TCE-AM, conselheiro Josué Claudio de Souza Filho; e o diretor da JAM Jurídica, André Araújo.

O conselheiro Antônio Carlos Flores destacou a importância do encontro para o fortalecimento das Cortes e o combate à corrupção. Por sua vez, o conselheiro Valdecir Pascoal falou sobre a efetividade do controle e os desafios crescentes devido à crise. Aproveitou a ocasião, assim como os demais da mesa, para parabenizar o TCE Ceará pelos 80 anos de atuação.

primeiro dia manha portal“Ética, Valores e Identidade: Ordenar nossas vontades e nossos objetivos para tomada de decisões” foi o tema da palestra proferida pelo prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, da Universidade de São Paulo, consultor do Espaço Ética. O palestrante falou sobre ética pessoal, profissional, uso das redes sociais e a complexidade de valores, com exemplos do dia a dia. “As rede sociais vieram para diminuir distâncias, mas por outro lado devem ser repensadas quanto ao uso de crianças e o aumento de bullying nas escolas. A ética é mais do que o respeito, é a identidade da vida e dos valores que queremos ter para nós, que queremos viver. Podemos ser diferentes e mudar nossa postura diante da sociedade. Viva a transparência como valor absoluto de ética e de convivência”.

O tema “Gestão de Riscos na Administração Pública e o Futuro do Controle no Brasil” foi ministrado pelo mestre em administração e auditor federal de controle do TCU, Carlos Alberto Sampaio. Segundo ele, implantar gestão de riscos antecipa ameaças, evita incêndios, diminui perdas e danos, além de reduzir custos.  “O papel dos órgãos de controle é o de incentivar a gestão de riscos, ajudar a identificá-los e avaliar a gestão. O resultado é a melhoria do processo decisório e da governança.”

Prestigiaram o encontro os conselheiros do TCE Ceará, Edilberto Pontes (vice-presidente), Rholden Queiroz (corregedor), Soraia Victor e Patrícia Saboya, o procurador do Ministério Público junto ao TCE Ceará, Gleydson Alexandre, representantes das Cortes de Contas brasileiras, servidores públicos e demais participantes.