TCE-MS se prepara para receber visita de equipe da Atricon para medir desempenho, qualidade e agilidade

tce-ms qatcA comissão de autoavaliação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), supervisionada pela conselheira Marisa Serrano, e que tem o conselheiro Ronaldo Chadid, responsável pelo Controle de Qualidade reuniu nesta terça-feira (29/09), diretores, assessores, chefes de gabinetes de conselheiros e dos diferentes setores que compõem o órgão, para cumprir mais uma etapa no Marco de Mediação de Desempenho (MMD) – Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), promovida pela Associação dos membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Entre os dias 14 a 16 de Outubro próximo, o TCE-MS recebe a visita da equipe da Atricon para o controle da garantia da qualidade, quando o resultado obtido deverá ser confirmado.
Durante a reunião a conselheira Marisa Serrano e o conselheiro Ronaldo Chadid destacaram a importância do MMD – QATC que define práticas relevantes para os Tribunais de Contas do Brasil direcionando-os para uma atuação cada vez mais harmônica e uniforme para o aprimoramento da qualidade e agilidade das auditorias e dos julgamentos e valorização do controle social e oferta de serviços de excelência, plenamente alinhado com os objetivos de um tribunal de contas que trabalha em defesa dos interesses da população.
Segundo os conselheiros para atingir os objetivos do trabalho iniciado com a coleta de dados de 04 de maio a 22/07/2015, contendo 500 quesitos com respostas de todos os setores, é preciso a participação de todos os servidores individual e coletivamente para se chegar ao resultado desejado. De acordo com o diretor geral de Modernização do Tribunal, Douglas Douglas Avedikian (Coordenador), a quem coube dar início a apresentação, de 23 a 31 de julho foi realizada a aferição das evidências, culminando com o relatório de desempenho em meados de agosto, para hoje (29/09), cumprir mais uma fase com a apresentação interna.
Marisa Serrano explicou que “a intenção da Atricon não é a de estabelecer um ranking das 34 Cortes de Contas participantes, mas a de se buscar e socializar as boas práticas internacionais”. Já o conselheiro Ronaldo Chadid lembrou que o TCE-MS é novo em relação a maioria dos outros tribunais. “Nesses 35 anos evoluímos muito, mas muito ainda há de se fazer e aperfeiçoar, e é nesse sentido, que conselheiros e servidores estão trabalhando para dar as respostas que a sociedade espera dos órgãos fiscalizadores”.
Priscila Mariano de Oliveira, que também integra a Comissão, apresentou os resultados obtidos do Projeto QATC, que ao final, irá servir para traçar as ações para o desenvolvimento do TCE-MS. Fazem parte da comissão a conselheira Marisa Serrano (supervisão), o conselheiro Ronaldo Chadid (controle de qualidade) e Douglas Avedikian (Coordenação) e ainda os servidores Eduardo Santos Dionizio, Edinei Gonçalves Lemes e Priscilla Mariano de Oliveira.
Quando da criação da Comissão, o conselheiro presidente do TCE-MS, Waldir Neves disse que a “a partir da adesão iriam se orientar pelos critérios de qualidade e agilidade, adotados pelos 34 Tribunais que aderiram ao projeto”. Segundo ele, “o TCE-MS caminhará de mãos dadas com as demais Corte de Contas, aproveitando as experiências que tiveram êxito e medindo constantemente a qualidade de nossos serviços”. Essa ferramenta foi elaborada a partir das Resoluções orientativas da Atricon e de normas internacionais de auditoria, seguindo a metodologia adotada pela Intosai no Marco de Medição das Entidades Fiscalizadores Superiores (SAI-PMF).
A atuação da Atricon, desde 2012, está voltada à melhoria da gestão das instituições do controle externo brasileiro, buscando estimular a boa governança, contribuir para a padronização do desempenho dos TCs e prepará-los para a criação do Conselho Nacional dos TCs – o CNTC.