Fábio Nogueira fala da comunicação nos TCs

O presidente Fábio Nogueira fez a abertura do Workshop “Expansão da Comunicação dos Tribunais de Contas. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (26) por iniciativa do portal Pro Legislativo, com transmissão ao vivo de Brasília para os polos presenciais formados por equipes das assessorias dos TCs.

O processo de aprimoramento do Sistema Tribunais de Contas, de acordo com Fábio Nogueira, está diretamente associado à comunicação, tendo em vista o aspecto primordial da relação das Cortes de Contas com os cidadãos, “principal alvo da sua missão Constitucional”. Entre os pressupostos, está o fomento ao controle social.

Conforme manifestou, Fábio Nogueira acredita que, na proporção em que se dedicam ao aperfeiçoamento, os Tribunais têm em vista uma gestão pública de resultados e, portanto, que contemplem os interesses da cidadania.

O presidente da Atricon revelou que os Tribunais de Contas, como os próprios veículos de comunicação, têm promovido adequações no modo de interagir com a imprensa e com os novos recursos midiáticos, resultantes dos avanços tecnológicos.

Nesse contexto, ele falou do apelo das redes sociais. “O bom uso das mídias digitais pode favorecer à melhoria da imagem dos Tribunais de Contas, pode torná-la mais familiar aos milhões de usuários dessas redes de relacionamento. Para tanto, além de recursos visuais, interativos e dinâmicos, há a necessidade de adequação da linguagem”.

Por outro lado, Fábio Nogueira falou das armadilhas das “fake news” e do modo vertiginoso com que se espalham boatos na internet. “A evolução tecnológica trouxe-nos muitas ferramentas que possibilitam e facilitam a comunicação. Mas, é preciso ser criterioso com as informações veiculadas nas redes, elas tanto constroem quanto destroem reputações”.

No âmbito dos Tribunais de Contas, o presidente elogiou as inúmeras iniciativas, ou “boas práticas”, que facilitam e amplificam a comunicação com o cidadão e com a imprensa. Ele lembrou que diversas Cortes têm normas específicas, ou Planos de Comunicação, que deixam claro que a transparência é regra e é praticada.

Algumas normas da Atricon, a exemplo da Resolução nº 06/2014 e a Resolução nº 09/2018, espelham a preocupação da entidade com a padronização de procedimentos, inclusive no campo da comunicação.

Ele se referiu, ainda, às ferramentas de controle, que proliferam nas Cortes de Contas, como fontes de informação. O exemplo do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade do TCE-PB foi citado: “o SAGRES tem pautado jornalistas, dispostos à investigação e interessados em “furos” de reportagem, na produção de notícias” para ilustrar que os “sites dos Tribunais de Contas, via de regra, são verdadeiros ‘pauteiros’ da imprensa.

O ‘Licitantes 100% Perdedores”, outra ferramenta do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, criada para mapear empresas especializadas em participar e perder licitações públicas, citado recentemente em matéria do Jornal Nacional (Globo), e o robô Turmalina, que monitora os Portais da Transparência, também ilustraram a fala do presidente Fábio Nogueira.

Por fim, Fábio Nogueira salientou o aspecto “inexaurível” do processo de aperfeiçoamento do Sistema Tribunais de Contas, inclusive na área da comunicação. “Pautados pelas demandas sociais, também, pela evolução tecnológica, devemos nos manter sempre dispostos a introduzir metodologias novas, a descartar antigas”, salientou.

Outros participantes – Marcelo Vitorino, professo de marketing político da ESPM; Sérgio Lerrer, editor do portal Pro Legislativo; Renata Garibaldi, gerente executiva da Agência Brasil; e Vera Batista, jornalista de economia do Correio Braziliense e do Blog do Editor.

Release Ascom/Atricon,  26 de março de 2019.